Deputado Barranco homenageia 40 anos do PT e alfineta Bolsonaro

Aos 18 anos, Barranco ajudou a fundar o diretório do partido em Nova Bandeirantes

Fablício Rodrigues / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT), durante sessão ordinária, homenageou o Partido dos Trabalhadores pelos seus 40 anos de existência. Segundo o parlamentar, a sigla tem uma história de gestões que prezam pelo respeito ao erário público e por políticas de inclusão social.

O PT foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no final dos anos 70 percebeu uma resistência da política brasileira para ouvir a classe trabalhadora do país. Desta forma, Lula reuniu um grupo com o intuito de formar um partido que pudesse ouvir os trabalhadores e acolher aqueles que tinham interesse em lançar uma carreira política.

“Foi a partir dos intelectuais, dos artistas, dos professores, dos filósofos, da igreja católica, de evangélicos também, que o PT surgiu no final da década de 70”, afirmou Barranco.

O parlamentar destacou todos os programas criados e executados pelo PT enquanto administrava o país, como o ProUni, Fies, Bolsa Família, Fome Zero, Pronafe, Fundeb e muitos outros. Além disso, informou que a inauguração da BR-163, que será feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), teve muito mais participação do Partido dos Trabalhadores.

“Entre os seus 3.500 km, desde Tenente Portela (RS) até Santarém (PA), muito foi feito no governo do presidente Lula. Eu fiz um levantamento, em 2011 uma matéria já dizia que mais de 58% da obra já estava concluída e em 2017 só faltavam 80 km para a finalização, sendo assim, o governo Bolsonaro fez apenas 80 km, ou menos, de tudo que foi feito na BR-163, então viva o PT!”, pontuou Barranco.

Ademais, o deputado também relatou a trajetória de Lula para levar a bandeira do PT até a presidência do Brasil, que teve início em 1989, mas só foi sucedida em 2002, quando venceu contra o político José Serra (PSDB) e iniciou sua gestão voltada para o povo.

“Pra quem fugiu da fome, da miséria e da seca do nordeste, como tantos brasileiros e brasileiras, ele [Lula] persistiu no sonho de construir um país para todos e em 2002 chegou à presidência da República”, frisou Valdir.

Por Vitória Tumelero