Desempenho na educação básica melhora com adição de anos de estudo

O resultado é reflexo da maior exposição dos educandos às competências exigidas na Prova Brasil

Estudo realizado pelo movimento Todos Pela Educação (TPE) mostra que o nível de proficiência de estudantes do 5º ano do ensino fundamental melhorou entre 11% e 14% com a adoção do ensino fundamental de nove anos.

Segundo o jornal “O Estado de São Paulo“, que teve acesso aos dados, o levantamento usou dados de desempenho dos estudantes na Prova Brasil, avaliação do governo federal cujo resultado é base de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A prova avalia conhecimento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Para alcançar o índice, os pesquisadores comparam o crescimento da nota no exame somente de alunos do 5º ano do ensino fundamental ente os anos de 2007 a 2011. Segundo os dados, as unidades educacionais com melhor desempenho foram as com estudantes com cinco anos de estudo em 2007. Nessas unidades, as notas da Prova Brasil subiram 21,7 pontos em Matemática e 18,5 em Língua Portuguesa.

A professora de Matemática da rede estadual de São Paulo, Regina Estravini, com 25 anos de experiência em sala de aula, disse ter visto melhora com o acréscimo de um ano. “Quanto mais tempo eles têm para desenvolver, mais fácil. Nem todo mundo pega o ritmo ao mesmo tempo, principalmente em Matemática, disse a professora.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações o jornal “O Estado de São Paulo”