Desenrola teve papel crucial na recuperação do crédito, aponta Alencar Santana

Relator do programa Desenrola Brasil, deputado federal destacou o impacto da iniciativa do governo Lula para desnegativar o nome do povo brasileiro, que voltou a ter crédito no mercado

Reprodução

Santana: "O programa reinseriu milhões de brasileiros na atividade econômica de forma plena, gerando um impacto positivo em diversos setores"

O impacto na economia do país e os benefícios do programa Desenrola Brasil do governo Lula foi tema do Jornal PT Brasil desta terça-feira (16), que entrevistou o deputado federal Alencar Santana (PT-SP), relator do projeto.

Segundo Santana, o programa teve um papel fundamental na recuperação do crédito do povo brasileiro, contribuindo para um aumento significativo na taxa de recuperação de dívidas, que ultrapassou 64% em 2023, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian. O deputado enfatizou que esse foi o maior percentual registrado em seis anos, evidenciando o impacto positivo do programa.

“O Desenrola por si só permitiu que diversas pessoas renegociassem suas dívidas, trazendo benefícios pessoais, familiares e para a economia brasileira. Além disso, incentivou os credores a oferecerem descontos e condições favoráveis para negociações, beneficiando ambos os lados”, afirmou.

O Desenrola, que oferece incentivos à renegociação de dívidas, incluindo descontos e juros mais baixos, também implementou uma limitação aos juros do cartão de crédito, visando evitar que os cidadãos se endividem de forma descontrolada. Essas medidas foram fundamentais para que milhões de brasileiros e brasileiras pudessem regularizar sua situação financeira e voltar a consumir, impulsionando assim o crescimento econômico do país.

Além dos benefícios financeiros, Santana ressaltou que o Desenrola trouxe mais tranquilidade para as pessoas, permitindo que elas retomassem sua capacidade plena do ponto de vista econômico, podendo assim investir em novos negócios e se restabelecerem financeiramente.

“O programa reinseriu milhões de brasileiros na atividade econômica de forma plena, gerando um impacto positivo em diversos setores. Sem dúvida, os dados são positivos e demonstram a eficácia do Desenrola como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social do país”, enfatizou o deputado.

Ouça o boletim da Rádio PT:

Preparativos para as eleições

Além de abordar o sucesso do Programa Desenrola, a entrevista também trouxe temas como os preparativos para as eleições municipais e a pré-candidatura de Santana à prefeitura de Guarulhos. O deputado destacou o lançamento do movimento “Desenrola Guarulhos”, que visa dialogar com a população e buscar soluções para os problemas enfrentados pela cidade.

O parlamentar ressaltou ainda que, caso eleito, pretende seguir o modelo petista de governar, baseado em experiências exitosas que foram implementadas em outras cidades. Ele destacou a importância de resolver questões urgentes, como a saúde pública e o transporte, além de investir na infraestrutura e na educação, visando garantir uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos de Guarulhos.

Com uma visão voltada para o desenvolvimento econômico e social, Santana se mostra confiante em sua pré-candidatura e em seu compromisso em transformar Guarulhos em uma cidade mais justa e próspera para todos os seus habitantes.

Assista a íntegra da entrevista:

Leia mais: Com Lula, Desenrola Fies beneficiou mais de 253 mil brasileiros e brasileira

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast