Dia D do PT: Sônia Braga reforça importância do evento; 395 diretórios já aderiram

Secretária de Organização reforça convocação para os dias 6 e 7 de abril, e explica procedimentos e regras para a apresentação de pré-candidaturas às eleições municipais

Divulgação

Atenção! Dia 6 de abril é o último dia determinado pela legislação eleitoral vigente para a pessoa se filiar a um partido

Nos dias 6 e 7 de abril, o PT vai realizar em todo o país o “Dia D” preparatório para as eleições de 2024. Até o momento um total de 395 diretórios municipais do partido em todo o país já aderiram à convocação para a realização de atividades políticas nessas datas.

Dia 6 de abril é o último dia determinado pela legislação eleitoral vigente para a pessoa se filiar a um partido para poder se candidatar a algum cargo nas  eleições municipais deste ano.

Sônia Braga, secretária nacional de Organização do PT, falou sobre a mobilização do partido para a realização do “Dia D” durante entrevista ao programa Jornal PT Brasil, da TvPT, nesta quinta-feira (4).

“O Dia D é uma atividade conjunta que reúne a secretaria nacional e as secretarias estaduais de Organização (Sorgs), a Fundação Perseu Abramo, a Escola Nacional de Formação, o GTE´s (Grupos de Trabalho Eleitoral), as secretarias de Comunicação, de Finanças, enfim, todo o conjunto do PT está envolvido. É a mobilização do movimento ‘Um Brasil feliz em cada canto’, e uma das atividades é o Dia D nos dias 6 e 7 deste mês” , explica.

Assista o programa Jornal PT Brasil desta quinta-feira (5), cm a entrevista da secretária Sônia Braga, da Sorg-PT

Sônia Braga adianta como vai funcionar a iniciativa do PT.

“A idéia é que os diretórios municipais organizem a atividade, se possível com o apoio do Diretório Estadual do PT e com companheiros e companheiras que tenham conhecimento das técnicas de planejamento que estão se colocaram à disposição”, explicou.

“Reunir, no mínimo, a Executiva do partido e os pré-candidatos para fazer o planejamento e também uma avaliação da nossa real situação, pois com a janela partidária fechando no dia 6 de abril já se sabe o cenário político do município, a expectativa de votos nossa e dos adversários, pois isso faz parte da conjuntura política”.

Durante a entrevista, a secretária nacional de Organização apresentou um roteiro com esclarecimentos e informações sobre os procedimentos sobre a filiação e apresentação de pré-candidaturas às eleições municipais pelo PT.

Sônia Braga alerta a quem está filiado ou está se filiando que solicite uma certidão de filiação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para confirmar se realmente o seu nome está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do seu respectivo estado, pois para ser candidato(a) é preciso ter esse registro. Ela lembra ainda que no PT existe o SisFil (Sistema de Filiação) que traz os dados de quem está filiado, além de informações relevantes sobre a sua vinculação a movimentos sociais, entre outras.

Ela destaca também na sua apresentação a existência da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV nas eleições municipais de 2024, o que pode influenciar nas decisões em municípios onde estejam organizados os partidos integrantes. “É importante ver no município se tem somente o PT, se tem PV ou PCdoB, porque se tiver eles também vão indicar nomes para a chapa, então é bom conversar para ver as suas demandas”.

Inscrição de pré-candidatura no PT

Durante a sua apresentação, Sônia ressaltou que o Diretório Nacional do PT deu prazo até 30 de abril para que os (as) candidatos(as) a vereador e vereadora pelo PT possam se inscrever pelo site do PT na plataforma Candidate-se! ou procurar o Diretório Municipal do partido em sua cidade.

Após apresentar o calendário com os prazos até o início oficial da campanha, Sônia Braga fez uma convocação para que sejam realizados os atos de lançamento de pré-candidaturas pelo petistas.  “Vamos nos mexer, vamos colocar a cara do PT, porque nós temos muito orgulho de ser PT, nós já tínhamos muito orgulho e agora com o governo Lula é mais um motivo para nos orgulhar”, enfatiza.

Ao final da entrevista, Sônia convoca todos os diretórios municipais que ainda não aderiram ao Dia D para que o façam para fortalecer ainda mais a caminhada do PT rumo ao sucesso nas eleições municipais deste ano

Para participar do processo eleitoral no PT, filiadas e filiados ao partido devem enviar sua candidatura até o dia 5 de abril na plataforma “Candidate-se”, no site do PT e na Casa 13: https://pt.org.br/area-pt

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast