Diferença cai e Rui Costa arranca para segundo turno
Ibope aumenta otimismo na campanha de Costa que aposta em suas propostas para o funcionalismo e para a Educação
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A diferença entre os dois principais candidatos baianos, que duas semanas atrás era de 22 pontos percentuais, caiu para 16. Mantida a tendência, Rui Costa (PT) deve passar para o segundo turno no domingo, dia 5.
De acordo com a última pesquisa Ibope, Rui Costa cresceu três pontos em uma semana, saltando dos 24% das intenções de voto que tinha para 27%, no dia 25 de setembro. Ao mesmo tempo, Paulo Souto (DEM) perdeu três pontos percentuais, caindo de 46% para 43% no mesmo período.
O otimismo do petista justifica-se pela maior rejeição ao democrata, obtida pela pesquisa – 26% do eleitorado rejeita o ex-governador, três pontos percentuais a mais que o índice obtido pelo candidato do PT (23%).
Tal movimentação das pesquisas tornou-se mais explícita após os últimos debates entre os candidatos ao governo da Bahia. Entre outras coisas, Rui tem confirmado suas propostas de governo, como a valorização do servidor público, considerada fundamental à retomada do desenvolvimento do estado.
O petista se comprometeu a ir “até o limite máximo do orçamento”, permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, para restituir o valor de compra ao salário do funcionalismo local. “Este não é um discurso de campanha, mas uma prática que levarei do governo de Jaques Wagner. Na atual gestão o funcionalismo público teve ganhos de 50% em média na Educação, Saúde e Segurança Pública”, disse Costa.
O tema Educação tem sido, também, um dos mais explorados pelo candidato do PT. “Quando Wagner assumiu, em 2007, existiam apenas quatro mil vagas em cursos técnicos na Bahia; ele conseguiu ampliar para 70 mil vagas e eu, com apoio da presidente Dilma, multiplicarei esse número: a Bahia, até o final dos meus quatro anos de governo, terá 150 mil matriculas em cursos profissionalizantes”.
Rui afirma que o passo seguinte é garantir estágio para os estudantes. Seu plano é conseguir estagiar todos eles nas empresas que têm contrato com o governo do Bahia, por meio de parceria a ser firmada no início do seu governo.
Com o plano de regionalização da saúde, Rui promete construir sete hospitais regionais no grande estado baiano, de forma a disponibilizar aos cidadãos suas principais demandas – consultas, exames, tratamento e cirurgias –, próximo de onde moram.
De acordo com os observadores da campanha, as redes sociais se tornaram um dos importantes termômetros da corrida eleitoral.
– A virada que assistimos nas ruas já é realidade nas redes. A campanha de Rui no Facebook, por exemplo, tinha um alcance médio de 200 mil pessoas por semana, índice próximo ao de Paulo Souto. Porém, ex-governador manteve o patamar, enquanto Rui atingiu nesse final de setembro 560 mil pessoas”, afirma Éden Valadares, coordenador das mídias na campanha de Rui.
“A métrica mais ‘valiosa’ do Face é a taxa de compartilhamento. Enquanto a nossa média diária é de 1.050, a do candidato da oposição é de 770. Ou seja, para cada publicação compartilhada do ex, Rui tem 1,3”, descreve Valadares.
Por Márcio Morais, da Agência PT de Notícias