Governo Lula prioriza redução de filas para cirurgias e plano de imunização

Ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Nísia Trindade, da Saúde, articulam conjunto de ações na Saúde que será apresentado a governadores/as no dia 27

Nísia Trindade, ministra da Saúde, durante reunião com o ministro Rui Costa, da Casa Civil - Divulgação

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, articularam um conjunto de ações para retomar o Programa Nacional para Redução de Filas na área da Saúde, além de estratégias que assegurem maior celeridade nas atividades do Plano Nacional de Imunização.

“A pedido do presidente Lula, o foco é reduzir as filas de espera por exames e cirurgias em todo o país e fortalecer o Programa Nacional de Imunização”, destacou o ministro Rui Costa. De acordo com Rui Costa, o governo conta com o apoio de estados e municípios para atingir esses objetivos.

A expectativa é de que por meio de uma articulação tripartite, envolvendo o Governo Federal, os municípios e os estados, seja possível zerar a fila de espera por consultas e cirurgias e acelerar a imunização dos brasileiros.

Os dois assuntos estão entre as prioridades do Governo Lula e serão apresentados na reunião do presidente com os governadores que deve acontecer na próxima sexta-feira (27).

Articulação tripartite

“Amanhã, dia 26, faremos uma reunião tripartite para tratar da imunização e da redução de filas de consultas e cirurgias, além da Farmácia Popular. Discutiremos com a representação de estados e municípios para que possamos avançar nessas questões”, explica a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Nesse momento, nós estamos dedicados à elaboração de um plano emergencial para redução de filas para diagnósticos, para cirurgias, como um dos pontos centrais de atuação. É importante lembrar que o Ministério da Saúde trabalha em uma lógica interfederativa”, destacou a ministra Nísia Trindade.

A ministra da Saúde afirmou que que as ações e a definição conjunta do plano também serão debatidas com o Conselho Nacional de secretários de estado de Saúde e de secretários municipais de Saúde.

Da Redação, com Casa Civil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast