Dilma assina nova MP de valorização do salário mínimo

A presidenta destacou que a valorização do salário mínimo mostra como o crescimento econômico não ocorre em detrimento das garantias do trabalhador

Brasília - DF, 24/03/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante assinatura da Medida Provisória da Política do Salário Mínimo. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

RSF_Dilma-Rousseff-assina-MP-do-salario-minimo_02

A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta terça-feira (24) a nova Medida Provisória de valorização do salário mínimo. Para ela, o texto que prorroga até 2019 o modelo de reajuste resulta na manutenção das conquistas dos trabalhadores nos últimos 12 anos.

A valorização acima de 70% nos rendimentos, nos últimos quatro anos, também foi lembrada pela presidenta como prova da solidez da economia brasileira.

“É importante o Brasil continuar com a política de valorização do salário mínimo porque é o reconhecimento que o crescimento econômico não se dá em detrimento do trabalhador, nem tampouco se dará sem que a gente reduza políticas sociais”, declarou.

Hoje o salário mínimo é ajustado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior e a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

A nova MP entrará em vigor por 120 dias, até que o Congresso aprove o texto que irá substituir o projeto sancionado no mês passado, que estendia a regra em vigor desde 2011.

Durante a cerimônia de assinatura da MP, a presidenta ressaltou que as medidas de reajuste fiscal do governo são fundamentais para manter as garantias trabalhistas conquistadas nos últimos anos.

Dilma afirmou ainda que as mudanças são necessárias para que o País enfrente uma “dificuldade conjuntural”, sendo capaz de manter os programas sociais. “Vamos manter todas as políticas sociais, manteremos o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Familia”, garantiu.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast