Dilma busca parcerias na área de tecnologia para impulsionar economia

A presidenta visita, nesta quarta-feira (1º), as sedes do Google, da Apple e do Facebook, no Vale do Silício, na Califórnia

São Francisco - EUA, 01/07/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante visita à empresa Google. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Em seu último dia de agenda oficial nos Estados Unidos (EUA), nesta quarta-feira (1º), a presidenta Dilma Rousseff visita as sedes de várias empresas influentes do mundo tecnológico, como o Google, a Apple e o Facebook, no Vale do Silício, na Califórnia. A visita da presidenta à Califórnia tem o objetivo de buscar novos parceiros e investimentos no setor científico e tecnológico.

Em discurso feito na segunda-feira (29), durante o Encontro Empresarial sobre Oportunidades de Investimentos em Infraestrutura no Brasil, a presidenta ressaltou o interesse de sua gestão em ampliar parcerias na área de educação, ciência, tecnologia e inovação.

“Daí porque é tão importante essa nossa visita à Califórnia, porque vamos olhar, basicamente, três áreas: a área de tecnologia da informação, a área de biotecnologia e a área de defesa, sobretudo, aeroespacial” disse.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2013, mais da metade dos brasileiros já está conectada à internet.

O número de brasileiros que navegam na web chega a 83 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais, conforme revelou o estudo.

De acordo com o diretor de engenharia do Google para a América Latina, Berthier Ribeiro Neto, “a criação da web criou uma era em que as pessoas podem se comunicar livremente e sem custos, o que resultou em  uma escala de desenvolvimento tecnológico que permite que se criem empresas de grande valor muito rapidamente”, explicou em entrevista exclusiva ao “Blog do Planalto”.

A iniciativa da presidenta em buscar soluções para garantir parcerias no setor tecnológico é vista com bons olhos pelo diretor de engenharia do Google para a América Latina.

“Se o Brasil quiser criar empregos de alta qualidade, boa remuneração e em grandes números, ele precisa desenvolver o setor tecnológico”, disse Neto.

Atualmente, o Brasil é o único país da América Latina onde o Google mantém um escritório de engenharia. A sede fica em Belo Horizonte, mas a empresa pretende ampliar os escritórios do Google no país.

“O Brasil é uma estrela de primeira grandeza no universo da internet”, disse o diretor. Para ele, é fundamental para o país em buscar aumentar os investimentos na área de tecnologia.

“Eu não tenho dúvidas que desenvolver um setor tecnológico forte pode funcionar como uma mola para impulsionar o crescimento da economia brasileira”, disse.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast