Dilma considera reajuste de 78% ao Judiciário “insustentável”

Proposta aprovada no Senado que prevê reajuste nos salários dos servidores do judiciário prejudicará ajuste fiscal

Gil Ferreira/SCO/STF

Justiça - STF

A presidenta Dilma Rousseff lamentou, nesta quarta-feira (01), durante entrevista coletiva na Califórnia, onde cumpre agenda oficial nos Estados Unidos (EUA), a proposta aprovada no Senado que prevê reajuste de 78% para os salários dos servidores do judiciário.

Dilma considerou a alteração “insustentável”, visto que o governo tem feito um esforço para garantir o ajuste fiscal. “O que nós achamos lamentável, porque é insustentável um país como o nosso, em qualquer circunstância, dar níveis de aumento tão elevados”, declarou.

A proposta está nas mãos da presidenta, que pode vetar ou não o texto. No entanto, por enquanto, Dilma garantiu que ainda é cedo decidir sobre o assunto, já que Congresso ainda avalia o projeto.

“Eu  não discuto também vetos antes da hora, porque eu tenho de respeitar o procedimento legislativo. O Congresso ainda não concluiu a votação. Ela vai para a outra Casa. Eu não faço esse tipo de avaliação”, disse.

Apesar do projeto que compromete o equilíbrio fiscal ter sido aprovado pelos senadores, a presidenta acredita que as votações no Congresso “fazem parte da democracia”.

Dilma fez uma analise positiva do trabalho da Casa legislativa em relação as votações referente ao ajuste fiscal proposto pelo governo. “Eu tenho de agradecer ao Congresso. Uma parte expressiva do ajuste fiscal foi aprovada”, avaliou.

Ainda segundo a presidenta, o embate político no país é democrático e reforçou “tem dia que você ganha e tem dia que você perde”.

“Eu gosto do Brasil e o clima político só me faz ficar mais atenta ainda e ter que me dedicar mais a resolver os problemas que necessariamente existem, entre o governo, que seria o Poder Executivo e o Congresso”.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast