Dilma defende ações das gestões petistas para levar desenvolvimento ao Nordeste

Durante entrega de trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco, presidenta afirma que não haverá cortes em programas sociais e elogia o papel de Lula para a realização da obra

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de Entrega da Estação de Bombeamento EBI-1 e de 45 KM de Canal do Eixo Norte, do Projeto de Integração do São Francisco - PISF. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff defendeu, nesta sexta-feira (21), o empenho das gestões petistas em reduzir as desigualdades de oportunidades entre as populações do Nordeste e do Sudeste  por meio de programas sociais e de desenvolvimento.

A presidenta esteve em Cabrobó, Pernambuco, para a entrega da primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

“Quem luta e quem consegue é o povo. O governo tem que fazer com que essa luta seja mais igual, tem que garantir as oportunidades”, afirmou. Dilma declarou que, apesar das dificuldades econômicas, não haverá cortes em programas sociais.

“Assim como vocês escolhem aonde vão apertar o cinto em suas casas, nós também escolhemos e não vamos apertar o cinto nos programas essenciais para esse País seguir em frente, que são os programas sociais e esse aqui (Integração do Rio São Francisco)”, garantiu.

Dilma falou sobre as políticas adotadas pelas gestões petistas para levar desenvolvimento ao interior do País, sobretudo ao Norte e Nordeste, regiões, de acordo com ela, que não receberam a devida atenção de outros governos.

A presidenta lembrou que a transposição do São Francisco foi sugerida pela primeira vez há 150 anos e que só se tornou realidade com a chegada à Presidência de um nordestino.

“Há nessa obra questão de vontade política. Precisou que um nordestino fosse eleito presidente, que ele tivesse sido praticamente expulso de sua casa em Pernambuco, tivesse ido para São Paulo e soubesse o preço, o custo em termos de vidas, de perspectiva de futuro e de esperança que a seca impunha para o Nordeste”, disse, ao relembrar que o projeto teve início durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.

A presidenta anunciou a criação da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco. A expansão dos cursos de medicina é uma das estratégias do Programa Mais Médicos para ampliar o número de médicos brasileiros e garantir uma formação humanizada.

“É importante que o médico se forme e seja médico daqui, com maiores chances e ficar aqui. Queremos médicos que atendam as populações do interior, os quilombolas e os indígenas”, ressaltou.

A universidade atende principalmente alunos de Pernambuco, Piauí e Bahia, por causa de sua localização.

Dilma deixou claro que uma das metas de seu governo é garantir que os nordestinos não terão mais que sair de suas localidades em busca de oportunidades fora da região.

“Falta muita coisa para fazer, mas eu garanto que vou continuar trabalhando todo santo dia e tenho como objetivo que no Brasil não tenhamos mais nordestinos saindo do Nordeste”

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

PT Cast