Diretora da OMS elogia ações do governo Dilma no combate ao zika

Margaret Chan reforçou que o governo federal tem trabalhado firmemente para combater o Aedes, mas ressaltou a importância de apoio nesta luta

Brasília - DF, 23/02/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com a senhora Margaret Chan, Diretora-Geral da Organização Mundial da Saúde-OMS no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A Diretora-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, elogiou as ações do governo federal no combate ao zika vírus. Em visita ao Brasil nesta terça-feira (23), Chan foi recebida no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma Rousseff e, em seguida, conheceu o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Chan destacou que “nunca tinha visto antes uma mobilização tão grande por parte de um presidente de um país, em termos de rapidez, seriedade, compreensão e coragem diante de um desafio muito difícil”, como tem observado aqui no Brasil. “Com base no que vi e ouvi aqui hoje, posso dizer que o mosquito não é capaz de vencer o Brasil”, garantiu.

A diretora da OMS acredita que até os Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto deste ano, as ações do governo mostrarão resultados e, assim,   o evento poderá acontecer sem problemas.

“Estamos agora em fevereiro e os Jogos Olímpicos são em agosto. O governo brasileiro está trabalhando muito firmemente junto com seus parceiros, com a OMS e o Comitê Olímpico, para assegurar que tenhamos um bom plano de trabalho para atacar o vetor para que seja seguro não apenas para os participantes e atletas das Olimpíadas, mas para todas as pessoas que queiram prestigiar os jogos Olímpicos. Estou confiante de que o governo conseguirá fazer isso”, ressaltou.

“Eu gostaria de deixar uma última mensagem: o governo tem feito tudo que consegue, mas o governo somente pode fazer as coisas com mais apoio”, finalizou a diretora da OMS.

No início do mês, a OMS declarou emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo zika em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros de malformação congênita e síndromes neurológicas.

Desde a última quinta-feira (18), a notificação de casos suspeitos de infecção pelo zika é obrigatória no Brasil. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, prevê que todos os casos suspeitos deverão ser comunicados semanalmente às autoridades sanitárias.

Margaret Chan foi eleita diretora-geral da entidade pela primeira vez em novembro de 2006. Em maio de 2012, a sanitarista foi reconduzida para o mandato, que vai até junho de 2017. Antes, ela já havia ocupado dois diferentes postos na OMS.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast