“É hora de empunhar nossas bandeiras”, diz presidente do PT MT

Posse do novo presidente do PT de Mato Grosso, Valdir Barranco, contou com a presença da senadora e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann

Robson Fraga

Presidenta Gleisi Hoffmann participa de posse do diretório estadual do PT de Mato Grosso

Com a missão de empunhar as bandeiras históricas do Partido dos Trabalhadores no seu estado, tomou posse como presidente do PT de Mato Grosso o deputado estadual Valdir Barranco, na noite desta sexta-feira (23), com a presença da presidenta nacional do partido, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Barranco foi eleito por unanimidade presidente do PT de Mato Grosso no último Congresso estadual, no mês de maio.

“É hora de empunhar as nossas bandeiras e nos orientarmos pela força de nossa história pela convocatória: nenhum direito a menos, nenhum passo atrás. De cabeça erguida, anunciamos que seguimos na luta na defesa do partido, do companheiro Lula e do povo do nosso estado”, declarou.

Para Barranco, é necessário construir uma saída para o País junto com os partidos de esquerda, os movimentos sociais e “principalmente com nossa militância aguerrida, que veio de todos os cantos do estado para gritar: partido é dos trabalhadores e das trabalhadoras”.

“É hora de nos orientarmos pela força de nossa história e pela convocatória: nenhum direito a menos”, afirmou novo presidente do PT MT, ao lado da presidenta Gleisi Hoffmann

Em sua fala, a presidenta Gleisi começou parabenizando o seu partido e reafirmando seu orgulho em ser petista.

“Tenho muito orgulho de ser do PT. A nossa trajetória não é fácil, e não só de agora, ela não é fácil desde o início. Nunca foi fácil. E a gente olha para o PT e vê o partido de cabeça erguida, atuante, combativo”, afirmou.

Segundo, ela o Partido dos Trabalhadores tem responsabilidade de propor um futuro ao Brasil.

“Com a experiência que nós tivemos, com aquilo que nós aprendemos e que nós fizemos para o povo brasileiro, temos condições de sair da crise e fazer mais”, apontou.

Gleisi enfatizou que o PT tem de resistir, principalmente por seu compromisso com o povo brasileiro.

“Temos que resistir, não pelo PT, mas pelo povo, porque temos responsabilidade pelo povo, temos o dever de resistir”.

E ressaltou a luta contra as reformas de Temer que retiram direitos da classe trabalhadora.

“Quando dizemos Fora Temer, estamos dizendo Fora o Golpe que se instalou no nosso País, fora essa elite brasileira que defende os interesses dos mais ricos. E é isso que a gente vê de forma descarada hoje com esse governo. Eu não tenho dúvidas: Temer é a cara da luta de classes”.

Lembrando do golpe te derrubou a presidenta eleita Dilma Rousseff, a senadora Gleisi destacou que hoje o povo começa a enxergar quem é a verdadeira quadrilha que toma de assalto o Brasil.

“Tiraram Dilma, deram um golpe na Constituição, disseram que o PT era a quadrilha que inventou a corrupção no País. Mas o que estamos vendo hoje é que quem está instalado no Palácio do Planalto é a verdadeira quadrilha, a verdadeira organização criminosa”, afirmou.

PT forte e unido

Diversas lideranças regionais do PT e dos movimentos sociais se revezaram ao microfone para saudar a nova diretoria do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso, e lembraram a luta que a esquerda tem pela frente.

O atual presidente do PT MT, Willian Cesar Sampaio, que entregou a gestão, fez questão de dizer que continua sua luta política no partido, agora em outro papel.

Atual presidente do PT MT, Willian Cesar Sampaio, entregou a gestão nesta sexta (23)

“Após 10 anos na direção estadual, para mim hoje é um dia muito importante pela escolha que fiz de continuar contribuindo para o meu partido, agora não mais como dirigente, mas voltando a ser militante”.

Representando a CUT-MT, Guelda Cristina de Oliveira Andrade falou da Greve Geral do dia 30 de junho, e do papel de cada militante em levar mais pessoas às ruas nesse dia, para mostrar a força da classe trabalhadora.

“Estamos firmes para o dia 30. Temos que colocar o povo na rua contra essas reformas e temos que nos conscientizar do momento que estamos vivendo e nos enxergar enquanto classe trabalhadora”, afirmou.

O deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT), destacou que o golpe vive, atualmente, um impasse, “porque a Rede Globo jogou Temer fora, sua base esta dividia”.

“É um governo em frangalhos que prometeu melhorar a vida do brasileiro, mas as pessoas começam a reconhecer muito rapidamente a importância que foi o legado do PT no governo”, ressaltou.

Na sua avaliação, o PT precisa resgatar suas bandeiras de luta, resgatar suas ligações com os movimentos sociais e com os sindicatos, “para que a gente possa efetivamente salvar a democracia e só tem um jeito pra isso, que é com fora Temer e Diretas Já”

Já o coordenador regional do MST em Mato Grosso, Vanderli Scarabeli, enfatizou que, assim como o PT, todas as organizações que defendem os trabalhadores estão sendo atacados, porque o objetivo da direita deste País é destruir essas organizações para os trabalhadores não terem mais proteção.

E destacou a importância da renovação militante. “O momento atual é pedagógico, porque temos a oportunidade de organizar milhões de pessoas para fazer a transformação nesse País, se aliando com o povo”.

Também presente à cerimônia de posse, a ex-senadora e membro a Fundação Perseu Abramo, Fátima Cleide, falou do papel da Fundação na formação política dentro do partido.

“É com toda alegria que trago o abraço da Fundação Perseu Abramo e dizer que estamos trabalhando arduamente para subsidiar as direções estaduais do PT nesse momento de muita luta e de necessária resistência”, disse.

Fátima Cleide ao lado de Gleisi Hoffmann em homenagem às mulheres entregue pelo PT de Mato Grosso

Cleide ainda afirmou que espera voltar a Mato Grosso, daqui há dois anos, para celebrar o trabalho profícuo da unidade do PT no estado, com a nova gestão de Valdir Barranco.

Conheça o novo presidente estadual do PT de Mato Grosso

Biólogo formado pela Unemat, com especialização em Gestão e Financiamento do Ensino Público pela UFMT, Valdir Barranco começou sua vida política em 2001 como secretário de educação do município de Nova Bandeirantes.

Na mesma cidade exerceu o cargo de prefeito entre 2004 e 2008. No ano seguinte, mudou-se para Cuiabá, onde atuou no INCRA/MT. De 2011 a 2014, exerceu a função de superintendente titular do INCRA/MT, tendo como bandeira a luta pelo direito a terra.

Em 2014, atendendo ao chamado do Partido dos Trabalhadores e dos movimentos sociais, principalmente do campo e da educação, Valdir Barranco concorreu ao cargo de deputado estadual sendo eleito com 19.270 votos.

Veja como foi a posse do PT MT:

 

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, participa da posse do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores MT. Assista aqui:

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Sexta, 23 de junho de 2017

 

 

Fala da presidenta Gleisi Hoffmann na posse do novo diretório do Partido dos Trabalhadores MT:

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Sexta, 23 de junho de 2017

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast