É mentira que Lula pediu ao STF para viajar para Dubai em lua-de-mel

Fake news ataca Lula e STF. Lula está em isolamento social e não precisa de autorização para viajar ao exterior

Em uma só fake news, a fábrica de mentiras ataca o alvo de sempre, Lula, e o alvo da vez, o STF. Volta a circular nas redes a informação falsa de que Lula teria solicitado ao Supremo Tribunal Federal autorização para passar lua-de-mel em Dubai, nos Emirados Árabes. 

Lula não precisa de autorização para viajar ao exterior, está respeitando o isolamento social e nem casou ainda. Sites como G1, Estadão e UOL, este ainda em 2019, já desmentiram. O STF também afirmou que não há nenhum pedido como esse no sistema de processos.

Em nota, a assessoria de Lula declarou à CBN: “O ex-presidente não pediu em nenhum momento para viajar para Dubai. Ele não precisa pedir autorização para viajar ao exterior. O ex-presidente já viajou, depois de sair da prisão ilegal a que foi submetido em Curitiba, para a Itália, onde se encontrou com o papa, para a França, onde recebeu o título de cidadão honorário de Paris, para a Suíça e para a Alemanha. Esteve nesses países e retornou ao Brasil”.

Atenção a alguns detalhes dessa fake news. Primeiro, há erros de escrita, algo muito comum em informações falsas e raro em veículos sérios: “Dubhay”, em vez de “Dubai”, e a falta de pontuação no título. Segundo, há o uso de palavras de ódio e sensacionalistas – elas estão ali para causar indignação e assim impulsionar o compartilhamento. É o caso de “STF de merda!!!”, “Circo dos horrores”, “É mole?”, “Tapa na cara do Brasil” e “bandido condenado”. A mensagem falsa é da página militarista MREB-Brasil.

O STF é o alvo da vez dos bolsonaristas, que se veem apreensivos com o inquérito que investiga justamente ataques e fake news contra os ministros do Supremo. Mensagens como essa ajudam a impulsionar o autoritarismo e o avanço contra o STF. Não foram poucas as ameaças de membros do governo e da família Bolsonaro de fechamento do Supremo e prisão de Ministros.

Espalhe a verdade na rede!

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast