É no domingo! Participe da eleição dos conselheiros e conselheiras tutelares
Pela primeira vez, eleições para os Conselhos Tutelares serão com urnas eletrônicas, em todo o país. Garantir a escolha de conselheiros progressistas é crucial para a defesa dos direitos das crianças
Publicado em
Neste domingo (1º), serão realizadas as eleições para os Conselhos Tutelares, as mais importantes do ano. Os membros do Conselho Tutelar serão escolhidos pela população local. A votação terá início às 8h e se encerrará às 17h. Nos sites da prefeitura de cada município ou no do Tribunal Regional Eleitoral estadual, os cidadãos e as cidadãs podem acessar informações como locais de votação, lista dos candidatos, regras gerais e canais de denúncia.
As eleições serão realizadas nos municípios brasileiros e no Distrito Federal, servindo para escolher os cerca de 30 mil novos profissionais que vão atuar na defesa dos direitos de crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos (de 2024 a 2027). Pela primeira vez, as urnas eletrônicas serão usadas no pleito.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Conselho Tutelar é o órgão colegiado encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, exercendo um papel fundamental.
A importância de votar
Em vídeo (assista abaixo), a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, destacou que os profissionais são essenciais para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes e que o Conselho Tutelar foi uma conquista da sociedade civil. “Precisamos eleger pessoas comprometidas na defesa da infância. Apoie candidaturas do campo democrático e progressista”, reforçou.
View this post on Instagram
Nos últimos anos, tem-se visto o aumento da presença de representantes da extrema direita na disputa das eleições para Conselhos Tutelares em todo o país. Isto representa o avanço de posicionamentos que, muitas vezes, não atendem os direitos das crianças e adolescentes.
Para a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, essas eleições são fundamentais e decisivas na defesa das crianças e adolescentes: “Tendo em vista que o conservadorismo está cada vez mais presente nos territórios brasileiros, os Conselhos Tutelares se tornaram um espaço decisivo na mudança de perspectiva política sobre a primeira infância. Não podemos permitir que debates como meninos usam azul e meninas usam rosa sejam disseminados enquanto os indicadores de violência e abusos contra nossas crianças cresceram assustadoramente nos últimos anos. Por isso, faço o apelo para que nossas filiadas e filiados votem nas candidaturas progressistas.”
A secretária de Finanças do partido, Gleide Andrade, também gravou uma mensagem para a militância petista sobre a importância desta eleição:
De acordo com o site Criança Livre de Trabalho Infantil, o órgão pode, por exemplo, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. Também atua nas comunidades realizando ações de treinamento e orientações para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes. E assessora o governo da localidade a elaborar propostas orçamentárias para planos e programas de atendimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Da Redação do Elas por Elas, com informações do Ministério dos Direitos Humanos e portal Cidadania e Criança Livre de Trabalho Infantil