Éden Valadares toma posse como presidente do PT Bahia

Às vésperas do aniversário de 13 anos de governos petistas na Bahia, Éden assume presidência do PT Bahia com desafio de conduzir processo de renovação do partido

João Ramos

Na manhã deste sábado (7), ocorreu a posse do novo presidente do PT Bahia, Éden Valadares e da nova formação do Diretório Estadual, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Às vésperas do aniversário de 13 anos de governos petistas na Bahia, Éden assume a presidência do PT Bahia com o desafio de conduzir um processo de renovação do partido focado em fortalecer as lutas sociais, a defesa da democracia e a luta em defesa da inocência do ex-presidente Lula.

Em sua fala de posse, Éden ressaltou que o novo diretório estadual proporciona um encontro geracional entre aqueles que construíram o partido e a geração que nasceu após 1981, uma geração “dos filhos e filhas do PT”. “Hoje nós temos aqui um PT que renova o seu compromisso com os movimentos sociais, hoje nós estamos dando posse ao PT que renova a sua luta com a luta dos trabalhadores, como renova a sua luta com os trabalhadores do campo. Nós estamos renovando aqui a luta do PT na defesa da Constituição e da democracia no Brasil”, afirma.

“Nós estamos renovando aqui a luta do PT em prol da defesa da Constituição, da Democracia e do Brasil”, afirmou o novo presidente ao destacar a defesa da democracia como o maior desafio colocado a atual geração. “Hoje a ideia de democracia é muito abstrata: tem o direito ao voto, o direito à reunião, mas se a juventude negra não tem direito à vida não há democracia. Nos deparamos hoje com a tarefa de defender o que sobrou da democracia, o que sobrou da Constituição, pois ela está sob ataque e o PT se renova na resistência a esta agenda capitaneada pelo presidente Bolsonaro”, afirma.

Após duas gestões à frente da presidência do partido no estado, Everaldo Anunciação se despediu do cargo ressaltando que, para além dos resultados eleitorais alcançados alcançados com Jaques Wagner e Rui Costa, a grande marca que o partido está construindo na Bahia “é a consolidação da democracia” e “devolver a milhões de baianos e baianas a esperança na política e na política pública em mudar as suas condições de vida”, disse.

Everaldo ressaltou as tarefas que o partido tem pela frente, como a defesa da inocência de Lula e o fortalecimento das relações com os movimentos sociais. “Tenho certeza, sem nenhuma dúvida, que a nova direção do PT que está assumindo vai fazer mais e melhor do que fizemos até aqui neste momento. Tem uma companheirada jovem que assume, tem outra turma mais vivida e o encontro dessas gerações com certeza vai dar o resultado do fortalecimento do PT na Bahia”, afirmou.

O senador Jaques Wagner ressaltou o desafio da nova direção estadual e do presidente em organizar o partido e os movimentos sociais para enfrentar o autoritarismo do governo de Jair Bolsonaro. Wagner denunciou “a violência ideológica do atual governo federal”, algo nunca visto “nem durante a ditadura militar”. “Nós estamos vivendo numa ditadura sem ser explicitada”, destacou ao afirma a necessidade da defesa irrestrita de valores elementares, como a liberdade de imprensa, a democracia e cultura, campos frequentemente atacados por Bolsonaro.

“Nesse momento, nós precisamos, na mesma moeda, radicalizar no sentindo alto da palavra. A gente precisa aprofundar o nosso conhecimento sobre o projeto político que a gente quer, pois nós somos radicalmente contra o que Bolsonaro está falando”, pontuou Wagner.

Representante do PT Nacional, o vice-presidente do PT, Marcio Macedo, destacou o trabalho vitorioso do PT no estado e a importância da Bahia para o projeto nacional do partido. “A Bahia é um exemplo para o Brasil na organização partidária e no projeto tanto eleitoral, quanto de gestão que vocês lideram”, disse. Em vídeo exibido no ato de posse, a presidenta do PT Nacional, Gleisi Hoffman e o ex-ministro da Educação do Governo Lula, Fernando Haddad, também parabenizaram o novo presidente.

Estiveram presentes na posse vice-governador do Bahia, João Leão e o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal; os deputados estaduais do PT, Robinson Almeida, Fátima Nunes, Osni Cardoso e o líder do governo, Rosemberg Pinto e deputada estadual pelo PC do B, Olívia Santana; os deputados federais do PT Afonso Florence, Valmir Assunção, Zé Neto, Joseildo Ramos e a deputada federal do PSB, Lídice da Mata; os secretários de estado, Cibele Carvalho, Jerônimo Rodrigues, Nelson Pelegrino, Fabya Reis,Carlos Martins e Deivisson Magalhães, também presente como presidente do PC do B na Bahia; também se fizeram presentes a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a presidenta da CUT Bahia, Leninha e o membro da direção nacional do MST, João Paulo Rodrigues.

Confira abaixo a nominata da nova executiva do PT Bahia:

– Presidente: Éden Valadares
– Vice-presidenta: Vera Lúcia Barbosa