Edição #140 da Focus Brasil destaca a tragédia no Sul do país

Edição destaca a tragédia climática que afeta o Rio Grande do Sul e atinge 80% dos municípios provocando mortes e devastação, e a ação imediata do governo Lula para ajudar a região

Site do PT

Edição 140 de Focus Brasil tem como destaque a tragédia climática que afeta 80% do estado do Rio Grande do Sul

A edição 140 da revista Focus Brasil, publicada pela Fundação Perseu Abramo, traz como destaque a tragédia climática sem precedentes vivida pelo Rio Grande do Sul que já vitimou cerca de 80% do estado gaúcho, atingindo 388 municípios e 1,36 milhão de pessoas afetadas, com mais de 150 mil pessoas desalojadas e cerca de 50 mil em abrigos temporários, desde que começaram as fortes chuvas em 29 de abril.

“Os negacionistas da ciência que tripudiaram sobre a pandemia da Covid 19 são os mesmos de agora, que negam a emergência climática, causada por alterações motivadas pelo uso e abuso do solo e pela poluição desenfreada”, lembra Alberto Cantalice, na Carta ao Leitor da edição.

Ele enfatiza também a imensa solidariedade que tomou conta da sociedade brasileira mobilizada para ajudar o povo gaúcho, além da atuação dos órgãos governamentais e das forças armadas. “Entre eles destaca-se o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que tem promovido coleta de alimentos para ajudar a população gaúcha. O Exército brasileiro, a Marinha e a Força Aérea, juntamente com bombeiros de vários estados são o suporte de ajuda que ainda conta com milhares de voluntários, irmanados na solidariedade”.

A edição da revista traz também um destaque especial sobre como ajudar e contribuir nessa campanha solidária.

Focus Brasil #140 traz ainda uma entrevista com Ari Vanazzi, prefeito de São Leopoldo (RS) que fala sobre a calamidade que atingiu a cidade e o estado, os alertas do presidente Lula sobre o enfrentamento da crise climática, a campanha de ódio que espalha fake news sobre a tragédia, além de temas sobre a conjuntura nacional e internacional.

Acesse aqui a íntegra da edição 140 de Focus Brasil