Edinho Silva lança livro sobre lutas vividas em Araraquara, da pandemia ao 8 de janeiro

Prefeito petista relata na obra os fatos relevantes que marcaram a cidade e sua gestão, como a implantação pioneira do lockdown no combate à Covid-19 e a tentativa de golpe em janeiro

Reprodução/Site do PT

Obra narra as complexas conexões entre a pandemia e as decisões políticas que influenciaram nosso país

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), lança na próxima segunda-feira (13), em São Paulo, o livro “Uma cidade na luta pela vida” (Alere Editora), no qual descreve os desafios como gestor e liderança política diante da pandemia e dos ataques golpistas de 8 de janeiro. O lançamento será realizado na Livraria Cultura/Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo,SP).

Entre 2021 e 2022, coube ao prefeito Edinho Silva liderar a saga de uma cidade que lutou contra a pandemia e se tornou um modelo de enfrentamento à Covid-19. Araraquara foi a primeira cidade a implantar o chamado lockdown para frear a contaminação da doença.

Edinho Silva e sua equipe, como todo o Brasil, enfrentaram o medo, a incerteza, a morte e um presidente da República que negava a medicina e a ciência e se dispunha a tornar Araraquara e seu prefeito um exemplo a não ser seguido pelo restante do país.

Outro fato emblemático que marcou a gestão do prefeito petista ocorreu em 8 de janeiro de 2023, quando do seu gabinete na Prefeitura do município que o recém-empossado presidente Luiz Inácio Lula da Silva era informado e acompanhava os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, e tomava as medidas de resistência à tentativa de golpe de Estado promovido por radicais bolsonaristas.

Naquele 8 de janeiro, Lula e a primeira-dama Janja visitavam Araraquara em solidariedade a outra tragédia – as chuvas torrenciais que varreram a cidade. Edinho narra que foram horas de choque, suspense e, enfim, a reação devida para que, a partir de Araraquara, o novo presidente recuperasse a República e salvasse a democracia de um golpe, até poder retornar a Brasília e reconstruir o estrago deixado pelos golpistas.

Vocação política relevante

Para Edinho Silva, porém, lidar com esses episódios atípicos significou uma história de coincidências que não são coincidências. No livro, o prefeito, já em quarto mandato, relata histórias que, antes de serem coincidências, ilustram a vocação de uma cidade em ter seu destino marcado por fatos relevantes.

Edinho Silva recheia esse relato com uma análise sobre os desafios de um gestor, expondo os limites da administração pública, bem como os entraves e contradições de órgãos de fiscalização, sindicatos, corporações e grupos radicalizados. Também repensa na obra as exigências e demandas impostas às políticas públicas e analisa o papel a ser desempenhado pelo Estado numa sociedade que passa por transformações revolucionárias.

Edinho Silva ainda descreve no livro os altos e baixos enfrentados pelo Partido dos Trabalhadores – dos ataques promovidos pela Lava Jato ao retorno a Araraquara em 2016, até sua participação na coordenação da eleição de Lula em 2022.