Efeito Lula: setor de serviços cresce e bate recorde

Dados do IBGE mostram expansão de 1,2% em julho. Atividades de comunicação e serviços administrativos impulsionam crescimento

freepik

Serviços em alta: resultado marca o segundo aumento consecutivo e acumulando um ganho de 2,9% nos dois últimos meses

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (11) sua pesquisa mensal de serviços, com ótimas notícias para a economia. Em julho, o setor cresceu 1,2% em relação ao mês anterior, marcando o segundo aumento consecutivo e acumulando um ganho de 2,9% nos dois últimos meses. Em comparação a julho de 2023, a alta é de 4,3%, consolidando o setor em um novo patamar recorde.

O destaque da pesquisa vai para o crescimento expressivo das atividades de profissionais, administrativos e complementares, que registraram um avanço de 4,2% (6,5% entre junho e julho). O agenciamento de espaços de publicidade e intermediação de negócios foram os principais motores dessa expansão.

Leia mais: Índice Nacional da Construção Civil subiu 0,63% em agosto

Outro segmento que apresentou resultados favoráveis foi o de informação e comunicação, com crescimento de 2,2% e um ganho acumulado de 3,8% nos últimos dois meses. A alta nas receitas de provedores de conteúdo, ferramentas de busca na internet e telecomunicações foram decisivas para essa performance, mostrando que a demanda por serviços digitais segue forte.

Desempenho regional e impulso econômico

Os resultados trazidos pela pesquisa também evidenciam um crescimento disseminado nas regiões. Das 27 unidades da federação, 14 registraram aumento na receita real de serviços em julho, com destaque para São Paulo (2,4%), Distrito Federal (14,8%), Rio de Janeiro (0,6%), Minas Gerais (0,9%) e Rio Grande do Sul (1,5%). Esse avanço mostra que a recuperação do setor é um fenômeno nacional, beneficiando o crescimento da economia de diversos estados.

Leia mais: E agora? IPCA de -0,02% em agosto enfraquece discurso de alta de juros

Os números apresentados pelo IBGE refletem a política de estímulo ao crescimento econômico promovida pelo presidente Lula. Medidas de incentivo ao consumo e investimentos estratégicos têm resultado em uma melhora consistente nos índices do setor de serviços, um dos pilares da economia. Com o foco na retomada sustentável e na ampliação das oportunidades, o governo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do país e o fortalecimento de todos os setores produtivos.