Em 2015, governo Dilma abriu 1,6 milhão de vagas em universidades

Na data em que se celebra o Dia da Educação, conheça os avanços na política educacional do governo da presidenta Dilma Rousseff

Brasília - DF, 05/04/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante durante lançamento do Programa Hora do Enem. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Nesta quinta-feira (28) celebra-se o Dia da Educação e o Brasil tem muitos avanços para comemorar. A oferta de vagas disponibilizadas pelo governo da presidenta Dilma Rousseff no Ensino Superior atingiu 1,586 milhão de oportunidades para estudantes de todo o Brasil, ao longo de 2015 e no primeiro semestre de 2016. Já na educação profissional e tecnológica, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do governo federal ofertou 1,3 milhão de vagas em 2015. Além disso, o programa Ciência sem Fronteiras atingiu ano passado a meta de conceder 101 mil bolsas de estudos no exterior nos quatro anos desde sua criação.

 

brasil-de-resultados-educação-prouni-fies

Conheça os avanços do governo da presidenta Dilma Rousseff na área da educação:

Ensino Superior
Em 2015 e no primeiro semestre de 2016, o governo federal abriu 1,586 milhão de vagas no Ensino Superior em todo o Brasil. Só pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece crédito para os estudantes em universidades e faculdades privadas, foram 564.279 novas vagas.

Outras 532.719 foram ofertadas pelo Programa Universidades Para Todos (Prouni), que dá a oportunidades de cursar universidades privadas com bolsas de até 100%. E 489.085 vagas foram distribuídas nas universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Desde 2003, mais de 9 milhões de pessoas concluíram o Ensino Superior. Em 2014, 35% dos formandos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foram os primeiros da família a chegar à universidade.

PROUNI RECORDE

Enem
Principal porta de acesso ao Ensino Superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 contou com a participação total de 5,7 milhões de brasileiros. Além disso, 45 mil inscrições no Enem 2015 foram de pessoas privadas da liberdade.

A partir de 2016, os candidatos que prestam o Enem podem se preparar gratuitamente para as provas com o Hora do Enem, espaço interativo criado pelo Ministério da Educação que permite aos candidatos fazer simulados on-line, acompanhar aulas em canal de vídeos por demanda, conhecido por streaming, questões de Exames anteriores comentadas por professores, além de criar um plano de estudos próprio.

Segundo-dia-de-provas-do-Enem-2014-em-Brasilia-foto-Elza-Fiuza-Agencia-Brasil_201411090001

Pronatec
No intuito de reforçar a qualificação da mão de obra no Brasil, o governo Dilma ofertou, em 2015, 1,3 milhão de vagas de educação profissional e tecnológica por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para 2016, outras 2 milhões de vagas serão disponibilizadas.

Desde 2011, foram mais de 9 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta dos cursos de educação profissional e tecnológica do País.

O Pronatec mostrou na prática que dá resultado. O Brasil foi o campeão da 43ª edição da WorldSkills Competition, maior prova prática para estudantes da educação profissional e tecnológica do mundo. Os 11 jovens brasileiros que ganharam medalha de ouro fizeram cursos oferecidos pelo Pronatec.

Ao todo, foram 35 medalhas, o melhor resultado da história do País na competição. Além das premiações nas provas realizadas em 2015, o Brasil conquistou 18 certificados de excelência, com total de 99 pontos, à frente da Coreia do Sul e de Taiwan, que garantiram o segundo e o terceiro o lugar, respectivamente.

Dilma-e-ex-aluno-Curso-Técnico-Joalheria-joias-Leonardo-Fonseca-Rodrigues-Pronatec-lançamento-2016-Foto-Roberto-Stuckert-FilhoPR

Dilma Rousseff com ex aluno do Curso Técnico de Joalheria, Leonardo Fonseca. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Pronatec Jovem Aprendiz
O governo lançou o Pronatec Jovem Aprendiz, com o objetivo de conceder vagas para estudantes em pequenas e micro empresas e dar suporte ao aprendizado com cursos técnicos gratuitos em instituições credenciadas no Pronatec.

As vagas são espalhadas por 81 municípios com alto índice de violência e vulnerabilidade social, selecionados com base no Mapa da Violência. Os jovens ficam inseridos no mercado de trabalho e, com qualificação adequada, aumentam as chances de garantir o emprego após o tempo de aprendizagem.

jovem_aprendiz-foto-ebc

Foto: Ichiro Guerra/PR

Ciência sem Fronteiras
Em 2015, o Programa Ciências sem Fronteiras atingiu a meta de conceder 101 mil bolsas de estudos no exterior nos quatro anos desde sua criação. De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, no final do ano passado, aproximadamente 24 mil estudantes frequentavam cursos de graduação e pós-graduação com a bolsa do governo.

ciência-sem-fronteiras-foto-universidadeSãoFrancisco

Foto: Universidade São Francisco

Creches e pré-escolas
O governo federal concluiu 598 unidades de educação infantil em 2015. As obras fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que já entregou 3.089 creches e pré-escolas em todo o País, com investimento total de R$ 3,2 bilhões.

Em 2016, já foram concluídas mais 49 unidades. A perspectiva é de que cerca de 480 unidades, que estão com mais de 75% de execução da obra, sejam concluídas até o final desse ano.

criancas-creches-foto-ana-nascimentoMDS

Crianças na Creche Professora Odete Rosa, em Niterói.Foto: Ana Nascimento/MDS

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast