Em Brasília, ato ecumênico reúne centenas em defesa da democracia

Em frente ao Palácio do Planalto, evento reuniu pessoas de diferentes crenças e religiões contra o ódio, a intolerância e a violência

Reunir pessoas de diferentes crenças e religiões para pregar a tolerância e o respeito à democracia. Essa foi a proposta do ato ecumênico realizado na noite deste domingo (27), na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Com velas, incensos, mantas, esteiras e flores, cerca de trezentas pessoas de se reuniram no local, que fica em frente ao Palácio do Planalto, para pedir respeito à democracia diante do conturbado cenário político do País. O encontro abriu espaço para preces, cânticos, meditação e outras formas de manifestação da espiritualidade.

ato-ecumenino-brasilia-dia-27-de-março-foto-FB-Revista-Forum

Foto: Revista Fórum

O psicanalista e acupunturista Kleber Batista da Silva, mais conhecido como ‘Zen’, foi um dos participantes. Para ele, esse tipo de iniciativa é uma alternativa ao clima de agressividade que tem tomado conta das discussões partidárias.

ato-ecumenino-brasilia-dia-27-de-março-foto-FB-Jandira-Feghali

“Fazendo esse ritual, estamos interferindo na realidade em busca de um País tolerante, amoroso, com mais diversidade e aceitação. É uma vertente totalmente diferente, oposta ao confronto. Hoje usamos o coração”, contou Zen à Revista Fórum.

“O ato foi muito simbólico, todos com o espírito de paz e tolerância. Ao final, as pessoas desenharam um coração com as velas no chão da Praça dos Três Poderes, para passar a ideia do amor acima de tudo e é essa ideia que precisa prevalecer, que é não ao ódio. Nada que é feito com ódio pode levar alguém pra frente”, afirmou o jornalista e produtor cultural, Arthur Gouveia.

ato-ecumenino-brasilia-dia-27-de-março-foto-FB-Revista-Forum-2

Foto: Revista Fórum

Ele conta que ficou sabendo do ato por amigos que praticam meditação. “O evento teve pouca divulgação, mas mesmo assim a força positiva das pessoas conseguiu mobilizar e reunir quase 300 pessoas pela paz e pela democracia”, completou.

 Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias, com informações da Revista Fórum

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast