Em Brasília, manifestantes fazem ato contra golpe em frente à Globo

Organizado pela Frente Brasil Popular, ato reuniu mais de duas mil pessoas pela democratização da mídia e contra o golpe à presidenta Dilma

Lula Marques

Com música, bonecos, faixas e palavras de ordem, a Frente Brasil Popular realizou uma intervenção artística com mais de duas mil pessoas pela democratização da mídia, em frente à sede da Rede Globo, em Brasília (DF), na noite desta terça-feira (12).

Para os manifestantes, a Globo é um dos braços que articulam o golpe para derrubar a presidenta Dilma Rousseff, por meio de um processo de impeachment sem base legal. O Ato faz parte do calendário de lutas do Acampamento Nacional pela Democracia e Contra o Golpe da Frente Brasil Popular, que reúne militantes de todas as regiões do país.

Foto: Levante Popular da Juventude

Ao som de uma batucada sincronizada, os participantes do ato entoavam palavras de ordem que enfatizavam o apoio da rede de televisão à ditadura militar de 1964, assim como ao atual golpe em curso no País.

“Esse ato de hoje é uma denúncia da classe trabalhadora a cerca do monopólio que a gente vive nos meios de comunicação hoje em dia, onde menos de uma dezena de famílias controla todos os meios de comunicação no País. E é esse monopólio que tem orquestrado junto com o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara Eduardo Cunha, um golpe político no País para depor a presidenta Dilma Rousseff sem que ela esteja sendo investigada por qualquer crime”, destacou a coordenadora do Levante Popular da Juventude, Laura Lyrio Gonçalves.

Para ela, acabar com a corrupção passa pelo fim do monopólio da mídia. “Se queremos acabar com a corrupção, devemos denunciar o monopólio da mídia e devemos denunciar a Rede Globo que é corrupta, que não paga impostos, que apoiou a ditadura de 64 e tem apoiado o golpe de agora”, acrescentou a representante do Levante Popular da Juventude, movimento que integra a Frente Brasil Popular.

mainfestação-globo-Frente-Brasil-Popular-Brasília-democractização-mídia-golpe-Foto-LevantePopularDaJuventude 2

Foto: Levante Popular da Juventude

O secretário-executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Pedro Rafael Vilela, concordou com , Laura Lyrio. Para ele, o aprofundamento da democracia no Brasil só será possível com a democratização dos meios de comunicação no País.

“Os movimentos que atuam pela democratização dos meios de comunicação há mais de 25 anos denunciam que se não enfrentarmos o debate sobre a comunicação, não vamos avançar na nossa democracia”, disse.

Segundo a secretária de Relações com os Movimentos Sociais da CUT, Janeslei Aparecia Albuquerque, a Globo deve mais de R$ 600 milhões aos cofres públicos. “A Globo usa uma concessão pública para transmitir mentiras, distorcer, acusar, condenar e estamos aqui para dizer que além de sonegar impostos a Globo também sonega informação”, destacou a sindicalista.

mainfestação-globo-Frente-Brasil-Popular-Brasília-democractização-mídia-golpe-Foto-LevantePopularDaJuventude 3

Foto: Levante Popular da Juventude

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias, com informações da Frente Brasil Popular