Em Brasília, milhares protestam contra Temer no 7 de Setembro

Com medo de vaias, usurpador quebrou o protocolo e desfilou em carro fechado, enquanto movimentos sociais levaram 10 mil às ruas da capital

Lula Marques/Agência PT

Em meio a um golpe, o Brasil viveu um Dia da Independência, nesta quarta-feira (7), com muitos protestos pedindo a volta de democracia e a saída do golpista Michel Temer. Em Brasília, o Grito dos Excluídos deste ano reuniu 10 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, onde acontecia o desfile do 7 de setembro.

Com medo das vaias, o usurpador Temer desfilou em carro fechado e sem usar a faixa de presidente da República, bem diferente dos presidentes eleitos democraticamente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que sempre fizeram questão de desfilar em carro aberto e com a faixa.

Mesmo escondido dentro do veículo fechado, o golpista recebeu vaias e gritos de ‘Fora Temer’ do público nas arquibancadas.

Grito dos Excluídos em Brasília Foto: Lula Marques/Agência PT

Grito dos Excluídos em Brasília
Foto: Lula Marques/Agência PT

Para o membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marco Antônio Barato, os movimentos foram às ruas nesta quarta para mostrar ao governo golpista e ilegítimo que não aceitarão nenhum tipo de retrocesso nos direitos sociais.

“O momento agora é de unidade da classe trabalhadora, do campo e da cidade, para que a gente possa rejeitar qualquer retirada de direitos e arrancar o máximo de conquistas possível em uma conjuntura desfavorável”, explicou.

Marco Antônio enfatizou que o tema desse 22º Grito dos Excluídos é “Fora Temer e nenhum direito a menos”.

Fundador e ex-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral esteve presente ao Grito dos Excluídos em Brasília.

“Esse é o dia do povo brasileiro, dia da nossa formação como Estado independente. E nesse dia, o povo brasileiro está reunido para defender a democracia e a Constituição, pela defesa dos princípios que fizeram com que o povo elegesse Lula em 2002”, afirmou.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) afirmou que os atos em todo o Brasil são fundamentais para mostrar que o brasileiro não vai aceitar o fim da democracia.

“Nós estamos nas ruas para dizer aos golpistas: larguem os nossos direitos e saiam do Palácio do Planalto, vocês que são caçadores de direitos e de liberdade”, declarou a petista.

“O que rolou com a nossa presidenta Dilma foi totalmente injusto, porque foi feito por interesse dos golpistas de não acabar com a corrupção. E também porque ela é mulher e eles não aceitam uma mulher no poder”, lembrou a estudante de 18 anos, Sofia Barbosa.

Foto: Lula Marques/Agência PT

Fora Temer por todo o Brasil

As manifestações pedindo a saída do usurpador Temer aconteceram em todas as principais cidades do País.

Em Belo Horizonte (MG), mais de 10 mil pessoas se reuniram para gritas Fora Temer. E o Grito dos Excluídos contra o golpe e por nenhum direito a menos foi gigantesco na capital pernambucana.

RECIFE. O Grito dos Excluídos contra o golpe e por nenhum direito a menos foi gigantesco na capital pernambucana. Acompanhe aqui os protestos em todo país: pt.org.br/liveblog/7-de-setembro

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quarta, 7 de setembro de 2016

Em São Paulo, o prefeito e candidato a reeleição, Fernando Haddad (PT) mostrou que político de esquerda precisa estar nas ruas ao lado do povo defendendo a democracia.

Fernando Haddad caminha em ato do Grito dos Excluídos (Foto: Paulo Pinto/Agencia PT)

A deputada federal e candidata à prefeita no Rio de Janeiro fez como Haddad e foi às ruas da cidade maravilhosa para mostrar que os golpistas não terão sossego.

Confira os protestos em todo País aqui.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias