Em Cuiabá, Lúdio Cabral anuncia unidade da Embrapa e parcerias com governo Lula

Novos investimentos impulsionarão a produção de alimentos, o comércio e o escoamento da produção em média e larga escala, gerando milhares de emprego aos cuiabanos

Divulgação

A todo vapor: no sábado (19), Lúdio Cabral recebeu Geraldo Alckmin em ato

O postulante ao cargo de prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), continua trabalhando intensamente para ampliar o apoio dos eleitores à sua candidatura, bem como os trabalhadores do comércio e indústria, entre outros setores produtivos. Cabral tem intensificado a campanha em áreas estratégicas para o crescimento econômico e para o desenvolvimento socioambiental em favor da capital cuiabana e região.

Em companhia do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no sábado (19), o candidato se reuniu com empresários e produtores rurais de Cuiabá, ocasião em que comentaram sobre tornar a cidade em um polo fruticultor, inserindo-a na rota de desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Cuiabá terá a mais nova unidade da Embrapa

Um dos mais promissores projetos de Lúdio para o fomento da ampliação da produção em média e grande escala de hortifruti está na implantação de uma unidade da Embrapa em Cuiabá, o que vai beneficiar a produção dos municípios da Baixada Cuiabana e fomentar a economia de toda a região.

O projeto estará à disposição do público ainda esta semana, de acordo com a assessoria do petista. No sábado, Alckmin destacou o o desenvolvimento que a instalação da Embrapa trará ao Mato Grosso. “Para a produção de Hortifruti você não precisa ter uma fazenda em 1.000 alqueires. Em qualquer terreno você já pode ter hortifruti e ajudar na renda das pessoas”, afirmou.

No encontro, ele também chamou a atenção para a possibilidade de industrialização da região. “Temos BNDES, Finep, Embrapa: são R$ 66 bilhões para gente inovar e poder avançar mais, uma indústria mais verde e sustentável,” explicou.

 Cenário econômico favorece aliado de Lula

Alckmin lembrou ainda que graças à política econômica do governo Lula, o Brasil recomeça a marcar posição no cenário econômico mundial e está entre os cinco países que mais recebem investimentos, momento oportuno para se investir na produção de alimentos, uma das maiores vocações da região de Cuiabá.

A chegada da Embrapa é resultado de uma solicitação ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) feita por Lúdio Cabral ainda em abril deste ano, enquanto deputado estadual (PT).

A Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) ficará no município de Nossa Senhora do Livramento (37 km de Cuiabá) e fomentará a agricultura familiar e as cadeias da fruticultura, olericultura, mandiocultura e piscicultura, beneficiando 11 municípios e milhares de produtores locais.

Leia mais: Vencedor em 248 prefeituras, PT se fortalece e supera as 183 da última eleição

“O cultivo de frutas é uma vocação de Cuiabá e da Baixada Cuiabana. Com isso, podemos desenvolver o cultivo da agroecologia com a assistência da Embrapa. Há muitas frutas que podemos produzir com qualidade em Cuiabá para gerar renda e riqueza para os pequenos produtores”, afirmou Lúdio.

Desenvolvimento econômico tomará os trilhos

Rafaela Fávaro (PSD), candidata a vice-prefeita, defendeu a chegada da ferrovia a Cuiabá e a construção de um Distrito Industrial Municipal, o que está no Plano de Governo de Lúdio Cabral e foi apresentado como uma das estratégias pra gerar empregos para a população.

“Eu quero um futuro com desenvolvimento econômico e com um bom ambiente para os negócios. Por isso, eu e o Lúdio vamos buscar a ferrovia e vamos modernizar o distrito industrial que existe e construir um novo”, anunciou.

Para alcançar os resultados, além da Embrapa, Lúdio investirá em outras frentes da agricultura familiar e da agroecologia. Dessa forma, as inovações obtidas com as pesquisas científicas desenvolvidas em instituições de ensino superior serão aplicadas na prática no campo da produção de alimentos.

Lúdio vai destinar orçamento específico para a agricultura familiar e para agroecologia. Os agricultores, por sua vez, estarão organizados em cooperativas, criando um centro municipal de abastecimento na capital.

“Também vamos contar com a parceria das universidades para levar tecnologia ao campo, ampliando ainda mais essa produção e, desta forma, vamos garantir a comercialização da produção”, concluiu Cabral.

Acompanhe a agenda de campanha de Lúdio nesta terça-feira (22)

– 14h – Gravação de Propaganda Eleitoral Gratuita.

– 19h – Reunião Habitação Fortaleza com Evandro, Rua Ana Facó, 111 – Carlito Pamplona.

– 21h – Encontro com médicos pela ciência, Comitê Central – Av. Washington Soares, 2398 – Luciano Cavalcante

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast