Em encontro com petistas, Dilma reforça laços com o partido

Confraternização no Palácio da Alvorada é marcada por tom amistoso e sintonia entre parlamentares, dirigentes e governadores do PT

A formação da base aliada do PT, eleição do próximo presidente da Câmara e o diálogo entre os novos integrantes do governo foram os principais assuntos tratados no encontro da presidenta Dilma Rousseff com parlamentares e dirigentes do partido.

Apesar de ter sido um encontro de trabalho, deputados, senadores e governadores do partido, entre atuais e eleitos no último mês, se encontraram em clima de confraternização com a chefe do Executivo na noite desta quinta-feira (6), no Palácio da Alvorada, em Brasília.

A presidenta fez questão de cumprimentar cada um dos vitoriosos e agradecer o empenho na campanha pela reeleição. A postura de Dilma em prol do diálogo no próximo mandato foi reforçada nas rodas de conversas.

Não houve, na ocasião, discursos oficiais. Segundo presentes, um dos assuntos mais pertinentes foi a eleição da presidência da Câmara dos Deputados, que deve marcar o cenário político na próxima semana.

Ao sair do encontro, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, prometeu estender os encontros com a bancada do partido na Câmara e no Senado para os próximos dias. A intenção é ouvir as demandas trazidas pelos parlamentares de cada estado e tecer estratégias de articulação e atuação para os meses seguintes.

Falcão aproveitou a fala aos jornalistas para esclarecer declaração da presidenta Dilma de que ela não representaria o PT, mas o povo brasileiro. “Ela é a presidenta do país, mesmo, está certa. A nota foi do partido e não dela”, declarou o presidente.

Antes, a presidenta concedeu entrevista coletiva e respondeu, quando questionada sobre a resolução do PT, publicada nesta semana, sobre o papel de representante da Presidência da República. “A opinião do PT é a opinião de um partido. Acho que o PT, como qualquer partido, tem posições de parte e não do todo. É deles. É típico”, avaliou.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.