Em SP, 10 mil ocupam a Paulista em defesa da democracia e da Petrobras

Em todo o Brasil, manifestantes tomaram as ruas em defesa da Petrobras, a favor da democracia e por mais direitos

O Dia Nacional de Mobilizações, promovido pela Frente Brasil Popular, neste sábado (3), foi marcado por diversas manifestações pelo Brasil em defesa da Petrobras, da democracia e pela soberania nacional.

Em São Paulo, movimentos sociais e grupos em defesa da democracia promoveram o ato que reuniu mais de 10 mil participantes em uma caminhada da Avenida Paulista até o centro da capital, segundo dados da organização. A data marcou também o aniversário de 62 anos da Petrobras.

A diretora da Federação Única dos Petroleiros, Cibele Vieira, ressaltou a importância de defender as riquezas do pré-sal, responsável por colocar o Brasil entre os cinco maiores detentores de reserva do mundo.

RP-Cut-Manifestacao-20151003-11“Existe interesses internacionais sobre o petróleo brasileiro. Tem alguns projetos no Congresso que querem usar a desculpa de combate a corrupção para entregar o pré-sal e a Petrobras à empresas estrangeiras. O petroleo é nosso e não vamos entregar nossas riquezas”, declarou a dirigente.

O senador José Serra (PSDB-SP) foi alvo de muitas críticas durante a manifestação, chamado por muitos de “entreguista” e “golpista”.

“Serra é um lobista das petrolíferas internacionais que tem interesse na Petrobras. Ele é um vendedor do patrimônio da riqueza do povo brasileiro”, afirmou o presidente da CUT, Vagner Freitas.

O sindicalista também destacou a importância da taxação de grandes fortunas para que a conta não fique com os trabalhadores. “É fundamental que não haja retrocesso. Direito não se mexe, direito se amplia”, disse.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) participou da manifestação e ressaltou a importância das mobilizações populares na defesa da democracia e por mais direitos. “É fundamental os movimentos sociais mostrarem sua cara”, declarou.

No ritmo da bateria do Levante Popular da Juventude, os participantes do ato afirmavam que estarão sempre na defesa da Petrobras e dos direitos dos brasileiros.

Por Gustavo Mello, da Agência PT de Notícias