Enem: saiba tudo sobre o 2º dia de provas neste domingo (10)
Provas terão questões de ciências da natureza e matemática e começam às 13h30, com encerramento às 18h30, no horário de Brasília. Documentos digitais serão aceitos
Publicado em
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ocorrerá neste domingo (10). Para evitar imprevistos, os participantes devem prestar atenção em vários aspectos importantes. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram orientações essenciais sobre acesso ao local de prova, documentos de identificação, horários e regras.
Além das informações no edital, tudo pode ser conferido no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no dia do exame.
Leia mais: Com reforço do Pé-de-Meia, Enem registra aumento de inscritos no 1º dia
As provas serão aplicadas no horário de Brasília: os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 18h30, meia hora mais cedo que no primeiro domingo. Agora, os participantes enfrentarão questões de ciências da natureza e matemática.
Documentação: Documentos digitais são aceitos, incluindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, que reduz a chance de fraudes. Outros documentos, como e-Título, CNH ou RG, podem ser apresentados pelo aplicativo Gov.br. Documentação para estrangeiros também é aceita, conforme acordos do Mercosul. Boletins de Ocorrência não serão aceitos em caso de perda de documento físico.
Leia mais – Enem 2024: “Educação é símbolo de independência do homem e da mulher”, diz Lula
Caneta: A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista podem usar caneta de tinta colorida nas marcações do Caderno de Questões, mas o Cartão-Resposta deve ser preenchido com tinta preta.
Objetos e Eletrônicos: Não é permitido o uso de equipamentos eletrônicos. Eles devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos, que ficará debaixo da carteira durante a prova. Devem ser guardados no envelope: óculos escuros, artigos de chapelaria, e materiais de papelaria não permitidos.
Garrafas térmicas com termômetro são proibidas. Lanches são permitidos, desde que vistoriados.
Leia mais: Alunos cotistas se destacam e comprovam benefícios da política para o país
Declaração de Comparecimento: Para comprovar presença, a Declaração deve ser impressa e apresentada ao chefe de sala. O Inep não fornecerá comprovante após a prova.
Enem: O exame avalia o desempenho escolar ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sisu e Prouni. Instituições usam o Enem como critério de seleção e para acesso a auxílios como o Fies.
Os resultados também são aceitos por instituições portuguesas conveniadas com o Inep. O gabarito e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep até 20 de novembro.
Da Redação, com MEC