Estrago bolsonarista: Amazônia tem novo recorde de queimadas em 24h

Sistema do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 3.358 focos de incêndio nesta segunda (22), o maior no mês de agosto desde 2017

Cícero Pedrosa Neto

Estrago bolsonarista: Amazônia tem novo recorde de queimadas nas últimas 24h

Não há o mínimo de empenho no governo de Bolsonaro para conter o desmatamento e proteger a maior floresta tropical do mundo. Nas últimas 24h, a Amazônia registrou um novo recorde de queimadas, com 3.358 focos de incêndio. Dados do sistema Deter do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que o desflorestamento nesta segunda-feira (22) foi o maior no mês de agosto desde 2017.

O registro nas últimas 24 horas também é maior que o acumulado nos 30 dias de junho, com 2.562 focos captados. Conforme o Deter, as médias diárias de incêndios na floresta são altas nos últimos sete dias e são maiores que o registrado no mesmo período em 2021.

Foram contabilizados 13.174 focos de incêndio em uma semana, resultando em média diária de 1.882. Até então, as piores médias diárias divulgadas pelo Deter no governo de Bolsonaro foram em agosto de 2019, com 966 focos por dia; e setembro de 2020, com 1.067 focos por dia.

Devastação sem fim

A devastação ambiental no Brasil promovida pelo governo bolsonarista permitiu ainda que, entre agosto de 2021 e julho de 2022, fossem derrubados 10.781 Km² de floresta da Amazônia Legal. O desmatamento é o maior em 15 anos, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do instituto apontam ainda que essa foi a quarta vez seguida em que a devastação atingiu o maior patamar desde 2008, quando o Imazon iniciou o monitoramento com o SAD.

Leia mais: Indígenas acionam Justiça contra garimpo em terras do Rio Negro

“Amazônia deve ser cuidada com muito carinho”

Durante uma entrevista coletiva para imprensa internacional, no início desta semana, Lula prometeu ação contra desmatamento e garimpo ilegal na Amazônia e falou sobre a importância da união de todos os países amazônicos na discussão.

“É por isso que eu tenho dito que a questão ah da Amazônia será cuidada com muito carinho. Não apenas pelo Brasil, nós temos que envolver nessa discussão todos os países amazônicos, para que a gente tenhamos uma atitude coletiva na preservação das nossas florestas e da nossa biodiversidade. E aqui no Brasil eu tenho dito paras pessoas. Que definitivamente vamos acabar com qualquer possibilidade de garimpo ilegal, sabe? Isso tem que passar não apenas a ser uma lei, mas quase que uma profissão de fé. Nós não precisamos derrubar uma única árvore pra plantar mais soja. Não precisamos derrubar uma única árvore para plantar mais milho. Não precisamos derrubar uma única árvore para plantar cana de açúcar ou para criar gado. O que nós precisamos é ter em conta que possivelmente se nós soubermos trabalhar e o mundo estiver disposto a colaborar. A manutenção de uma árvore em pé na Amazônia talvez valha mais do que qualquer outro investimento que se queira fazer.”

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, Naiara Torres, frisa que o aumento do desmatamento mostra que o Brasil precisa de investimento em pesquisa e extensão e na área de geoprocessamento para poder deter o aumento das queimadas na Amazônia e em outros biomas brasileiros. Ela cita ainda a falta de recursos e de fiscalização impulsionadas por Bolsonaro.

Ouça, na íntegra, a secretária de Meio Ambiente do PT: