PT 44 anos: Presidentes estaduais e secretário de Meio Ambiente exaltam ações do partido

Vladimir Ferreira, presidente do PT do Mato Grosso do Sul; Sinésio Campos, que preside o PT do Amazonas e Saulo Dias, titular da SMAD-PT destacam a importância política do partido

Site do PT

Edições do programa Jornal PT Brasil trazem entrevistas com presidentes estaduais do PT-MS e PT-AM, além de Saulo Dias, secretário nacional de Meio Ambiente do partido

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil desta sexta-feira (16), o presidente do PT do Mato Grosso do Sul, Vladmir Ferreira, falou sobre o aniversário de 44 anos do partido e também sobre a preparação do PT-MS para as eleições municipais de 2024.

“Uma das principais contribuições do PT para o fortalecimento da nossa democracia. O PT é fruto da luta contra a ditadura e ao longo desses 44 anos, o partido já demonstrou o seu compromisso com a democracia. Antes de ganharmos cinco eleições presidenciais, nós perdemos três e continuamos a nos organizar”,lambra.

“O PT compreendeu lá atrás que para que os trabalhadores e as trabalhadoras pudessem chegar ao poder era preciso que este instrumento de luta se organizasse nos municípios e nos mais diversos segmentos do país. Foi um processo de aprendizado, o PT internamente exerce muito fortemente a sua democracia com muito debate e há muita discussão”, destaca.

Assista a íntegra do programa Jornal PT Brasil exibido nesta sexta-feira (16)

Vladimir Ferreira lembra na entrevista que em 1998 o PT chegou ao governo do estado com o petista Zeca do PT. “Ninguém imaginava que um estado do agro, do binômio boi-soja, pudesse eleger um governo do PT”, ressaltou.

Ele falou sobre os impactos positivos das gestões petistas no estado. “Os nossos governos reestruturaram um estado novo e já quebrado, desmoralizado do ponto de vista administrativo, financeiro e ético. A partir da chegada do PT no governo do estado começou um processo de reestruturação e de modernização do estado, com a implantação de novas políticas públicas pelos dois mandatos do governo popular  liderado pelo companheiro Zeca do PT, que até hoje estão vigentes”.

E continua: “Nós costumamos dizer que fomos um laboratório muito interessante daquilo que viria a ser implantado quando o presidente Lula assumiu a presidência em 2003. Nós implantamos aqui o Bolsa Família, cursinho pré-vestibular popular, o Bolsa-Universitário, trabalhamos a ideia do orçamento participativo, valorizamos o servidor público e demos início ao processo de industrialização do Mato Grosso do Sul”, diz.

Sobre os desafios e oportunidades do PT-MS nas eleições municipais de 2024, Vladimir Ferreira informa que o partido está organizado em 76 dos 79 municípios do estado e que espera chegar à totalidade antes do dia 5 de abril previsto no calendário eleitoral. S

Segundo ele, o PT-MS passa por um processo de retomada, que foi fortalecido a partir das eleições de 2022, e a direção estadual pretende ampliar a reestruturação do partido nos espaços institucionais e lançar chapas de vereadores e vereadoras em todas as 79 cidades do estado. Para as prefeituras já foram apresentadas 25 pré-candidaturas e é prioridade do partido apresentar candidatura à prefeitura da capital Campo Grande, que já tem colocada a pré-candidatura da deputada federal Camila Jara.

PT do Amazonas: “Partido está em festa pelos 44 anos e preparado para o enfrentamento”, diz Sinésio

Também em entrevista exibida pelo programa Jornal PT Brasil na quinta-feira (15), o presidente do PT do Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos lembrou que, assim como o PT nacional que faz 44 anos em 2024, o PT amazonense possui a mesma idade.

“O PT do Amazonas é o PT raiz, da origem, e eu vejo que aqui na Amazônia e no Amazonas a presença do PT está fincada com muita consistência no movimento sindical, no movimento popular, na luta por moradia, com milhares de casas construídas nos governos Lula e Dilma. E foi aqui que o programa Luz para Todos levou não somente a luz para a população, mas também a educação, a saúde, que necessitavam da energia. Então. eu vejo que o PT está em festa e faremos aqui no sábado um grande evento em Manaus, assim como está acontecendo em vários municípios do estado”, destacou.

O presidente do PT Amazonas citou durante a entrevista a prorrogação da Zona Franca de Manaus como um dos grandes avanços conquistados no governo Lula, o que vai manter a economia do estado forte para promover a geração de empregos e de renda.

Assista a íntegra da entrevista do presidente do PT do Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos

 

Segundo Sinésio Campos, no Amazonas o PT é o partido com o maior número de filiados, sendo que  dos 62 municípios que compõem o estado, o partido está organizado em 59 deles com diretórios municipais consolidados.

“Temos aqui uma militância petista aguerrida. E agora estamos preparados para o enfrentamento  e entendo que é a militância e a população devem estar firmes e fortes, principalmente nesse momento em que após vencermos a eleição é preciso conquistas a mente e o sentimento do povo, pois a extrema-direita está cada vez mais raivosa porque não estava preparada para ficar fora do poder”, alertou Sinésio.

Saulo Dias: “PT sempre fez a defesa do meio ambiente em toda sua trajetória de 44 anos”

O programa Jornal PT Brasil, em sua série de entrevistas para marcar os 44 anos do Partido dos Trabalhadores, entrevistou também o secretário nacional de Meio Ambiente, Saulo Dias, que abordou a relação do PT com o tema do meio ambiente durante toda a sua trajetória histórica.

“ O partido dos Trabalhadores desde a sua criação teve muito forte esta questão da defesa do meio ambiente, da preservação dos costumes dos povos originários. O governo petista tem essa marca de preservar, de dar importância para esta pauta. Nos primeiros governos do presidente Lula teve uma ênfase muito importante no fortalecimento das instituições como o Ibama, ICMBio, nós nunca deixamos de colocar a questão ambiental, as mudanças climáticas, como prioridades. Só que neste terceiro governo, eu costumo dizer, o Lula 3.0 com certeza  a pauta ambiental é a prioridade desse governo”, ressaltou.

“Hoje você não discutir meio ambiente, é você não discutir a vida das pessoas”, pontuou o secretário.

Assista a entrevista com o secretário nacional de Meio Ambiente, Saulo Dias, ao Jornal PT Brasil

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast