Gleide: PT se mobiliza para participar do movimento “Em cada canto um Brasil mais feliz”

Secretária de Finanças do PT destaca atividades de preparação para as eleições municipais sobre temas como pesquisa eleitoral, comunicação, marketing, programa de governo e mobilização

Reprodução/Vídeo TvPT

Gleide Andrade, secretária nacional de Finanças do PT, convoca o partido a participar do movimento "Em cada canto um Brasil mais feliz", rumo às eleições municipais

Para organizar e mobilizar as pré-candidaturas e a militância neste ano eleitoral, o Partido dos Trabalhadores, que está presente em praticamente todo o território nacional, lançou o movimento “Em cada canto um Brasil mais feliz”.

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, da TvPT, nesta quarta-feira (3), a secretária nacional de Finanças, Gleide Andrade, falou sobre esse movimento do partido que será realizado país afora, que ela descreve como sendo uma mini-conferência eleitoral nos estados e municípios.

“A forma mais simples de descrever o movimento é que ele seria uma mini-conferência eleitoral. Nós realizamos uma Conferência Eleitoral nacional no ano passado e agora nós queremos reproduzi-la nos estados”, explica.

Confira a íntegra da entrevista de Gleide Andrade ao Jornal PT Brasil desta quarta-feira (3)

Gleide Andrade explica como vai funcionar o movimento “Em cada canto um Brasil mais feliz” nos estados.

“Nos grandes estados brasileiros a ideia é que a gente faça nas regionais. No meu estado, por exemplo, Minas Gerais tem 853 municípios, é impossível de fazer, mas nós podemos realizar nas 13 macrorregionais que temos lá”, explica.

“Então nós levaremos nesse dia na macro as atividades com a pauta definida que é: pesquisa, comunicação, marketing, programa de governo, plano de mobilização. É uma atividade do PT para que nós possamos trazer as nossas pré-candidaturas para aprender sobre isso e trocar experiências. Vamos levar pessoas que têm experiências e que dominem esses temas para falar”, ressalta.

Já nos estados de menor porte, a secretária informa que as atividades serão feitas por municípios. “Nós queremos que seja um dia inteiro de atividades e o PT estadual deve coordenar essas atividades em todas as regiões e ao final também poderá fazer uma atividade de arrecadação financeira”.

Gleide falou também sobre o lançamento da bonequinha virtual “Ana Estrela”, através de inteligência artificial, que já está circulando nas redes do PT e que explica o funcionamento e de como organizar o movimento “Em cada canto um Brasil mais feliz”.

Normas do TSE e prestação de contas

Na entrevista, Gleide enumera como temas importantes a serem ser abordados nessas atividades as novas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a prestação de contas.

“Muitas vezes nós vemos pessoas que ficaram inelegíveis porque não souberam prestar contas da campanha. Então é um dia de formação, interação, socialização, em que você troca experiência, e também de atualização. É muito importante que nesse dia tenha a presença de um advogado do PT nacional ou estadual, do eleitoral, que possa dizer que as regras do TSE para as eleições deste ano são essas, porque muda a cada ano”, alerta ela.

Gleide chama a atenção também para a importância da presença de alguém ligado às redes sociais para informar como enfrentar a campanha eleitoral na internet e como montar as campanhas nas redes.

“Nas grandes cidades é fácil, agora nos rincões deste país é muito difícil. Então é importante essa atividade para que todos possam aprender como montar seu programa de governo, como ajudar meus pré-candidatos a vereadores. A eleição de vereador este ano é uma eleição muito importante para o PT porque nós estamos desafiados a fazer, pelo menos, um vereador em cada casa legislativa do país”.

Na entrevista, Gleide Andrade faz ainda um apelo aos dirigentes petistas para que organizem essa atividade .

“Nós, do PT Nacional, na medida do possível, vamos ajudar os estados levando alguém que possa falar sobre alguns desses temas e, quem sabe, levar até alguns dos ministros petistas do governo Lula para dar mais peso na agenda do dia”.

Assista o vídeo sobre o movimento

Para participar do movimento, os interessados devem entrar  em contato com o respectivo diretório municipal e organizar um dia de atividades de formação.

Os trabalhos serão feitos em parceria com a Fundação Perseu Abramo.