Evandro Leitão e Jilmar Tatto debatem Tarifa Zero em Fortaleza
Prefeito de Fortaleza e deputado discutem estudos do governo Lula e caminhos para implementar a Tarifa Zero no transporte público da capital cearense
Publicado em
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), recebeu nesta terça-feira (25/11), em seu gabinete, o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), vice-presidente nacional do PT e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero no Transporte Público. O encontro teve como foco o debate sobre a implantação da Tarifa Zero no sistema de transporte coletivo da capital cearense.
Tatto apresentou ao prefeito os estudos encomendados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a viabilidade da gratuidade universal no transporte público brasileiro e ouviu um relato detalhado da situação atual do sistema em Fortaleza.
“O presidente Lula pediu estudos referentes a uma cidade grande e uma cidade média. Fortaleza é a 4ª maior cidade do Brasil e tem um perfil muito bom para a implantação de um programa de Tarifa Zero”, afirmou Jilmar Tatto.
Evandro Leitão avaliou que a Tarifa Zero é uma tendência sem volta, mas destacou a necessidade de uma implementação planejada, gradual e sustentável, garantindo a qualidade do serviço para a população.
“Essa é uma ideia que veio para ficar, e Fortaleza, como todas as demais capitais, tem perdido passageiros para o transporte individual, principalmente moto, o que aumenta o número de acidentes e o gasto com saúde. A Tarifa Zero seria um caminho para reverter essa tendência”, afirmou o prefeito.
Ao longo da conversa, Tatto destacou que hoje as prefeituras estão praticamente engessadas em relação ao financiamento dos sistemas de transporte público, com pouca ou nenhuma margem orçamentária para manter um serviço de qualidade. Para ele, a Tarifa Zero, com participação do Governo Federal, é uma alternativa concreta para superar esse cenário.
Segundo o deputado, a gratuidade universal pode combinar inclusão social, estímulo à economia local e aumento da circulação de pessoas na cidade. “Com participação do Governo Federal, esse diálogo nos permite estudar condições para viabilizar a gratuidade integral e universal no transporte público de Fortaleza”, reforçou.
Durante o encontro, Jilmar Tatto presenteou o prefeito Evandro Leitão com o livro de sua autoria, Tarifa Zero – Embarque nessa ideia, que reúne diagnósticos sobre a crise do transporte público e propostas de financiamento para a gratuidade.
Também participaram da reunião o professor Auto Filho; Antônio Carlos, secretário-executivo de Articulação do Governo do Estado e presidente do PT Fortaleza; o vereador João Aglaylson; George Dantas, presidente da Etufor; o professor Fred, presidente do Instituto do Movimento Operário (IMO); e Luís Marcelo Marcondes, assessor de Tatto.
Após a agenda no Paço Municipal, o parlamentar visitou a deputada estadual Larissa Gaspar, com quem tratou da defesa da Tarifa Zero em escala metropolitana. Ela também foi presenteada com um exemplar do livro.
Fortaleza entrou no debate sobre Tarifa Zero
A agenda de Jilmar Tatto em Fortaleza começou na segunda-feira, com a participação em um debate na FETRANS sobre o futuro do transporte público e o papel da gratuidade universal como principal saída para a crise vivida pelos municípios.
Também participaram do evento o professor Ademar Gondim, do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-gestor da AMC; e Francisco Mata Machado, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenador acadêmico do Observatório Brasileiro do Sistema Tributário. A mediação foi feita por Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
No debate, Tatto falou sobre o desejo do presidente Lula de implementar um projeto nacional para viabilizar a Tarifa Zero nas cidades brasileiras até o fim de 2026, ao término do atual mandato. Ele lembrou que o Brasil já conta com 138 cidades que adotam a gratuidade total no transporte coletivo.
“Já temos 138 cidades que têm a Tarifa Zero no Brasil. E é importante a gente ampliar esse debate cada vez mais, para dar o direito de todos de ir e vir”, afirmou o deputado.
