Ex-presidenta Dilma é oficializada presidenta do banco do Brics, com sede na China

O nome de Dilma foi aprovado pelo conselho dos demais países que integram o Brics: África do Sul, China, Índia e Rússia. O banco foi criado em 2014, durante seu governo. A posse está marcada para o dia 29.

Roberto Stuckert Filho

Ex-presidente Dilma Rousseff. Foto: Roberto Stuckert Filho

A ex-presidenta Dilma Rousseff foi oficializada no comando do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como “banco do Brics”, nesta sexta-feira, 24. Dilma deve viajar junto de Lula na visita à China, nesta próxima semana. A posse está marcada para o dia 29, quarta-feira. O mandato vai até julho de 2025.

Indicada pelo Brasil, Dilma teve o nome aprovado por um comitê da instituição formado por ministros da Economia dos outros países membros do bloco – África do Sul, China, Índia e Rússia. Dilma teve a indicação aprovada pela totalidade dos conselheiros da instituição.

O banco do Brics foi criado 2014, durante o governo da ex-presidenta Dilma, em encontro do fórum dos países membros no Brasil. O banco é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que integram a instituição.

Em nota, o banco do Brics destaca que à frente do governo do Brasil Dilma priorizou o combate à pobreza e deu ênfase à ampliação dos programas sociais criados nos mandatos de Lula entre 2003 e 2010. “Como resultado de um dos mais intensivos processos de redução da pobreza na história do país, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU”, diz trecho do comunicado do NBD.

O comunicado também afirma que a ex-presidenta defendeu o respeito à soberania de todos os países e a defesa do multilateralismo; do desenvolvimento sustentável; dos direitos humanos; e da paz. “Sob o governo dela (Dilma), o Brasil se fez presente em todos os fóruns internacionais sobre clima e proteção do meio ambiente, culminando em uma decisiva participação do Acordo de Paris”, acrescentou.

Da Redação, com agências internacionais

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast