Extermínio de jovens negros é ‘uma chaga social e racista’ que envergonha nosso País, diz Rui Falcão
Em meio a celebração do Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), o presidente Nacional do PT apresentou “estatísticas sombrias” das mortes de negros no Brasil
Publicado em
Em meio a celebração do Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), o presidente Nacional do PT, Rui Falcão, classificou como “chaga social e racista” que “envergonha” o Brasil o extermínio de jovens negros, sobretudo nas periferias.
A fala está em sintonia também com o tema do 3º Congresso da Juventude do PT (3º ConJPT), realizado hoje em Brasília (DF), com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em referências as declarações, o dirigente apresentou “estatísticas sombrias” das mortes de negros no Brasil. Segundo os dados mais recentes do Mapa da Violência no Brasil, o homicídio é a maior causa da morte entre jovens de 15 a 24 anos, principalmente pobres e negros.
“É estarrecedor, também, o crescimento das taxas de homicídio entre jovens de 16 a 17 anos”, disse. Nesta faixa, a taxa de homicídios entre brancos recuou para 6,7% em 100 mil, de 2000 a 2013. No mesmo período, o morticínio entre negros cresceu de 50 para 66,3% em 100 mil; entre as mulheres negras, subiu de 22,9 para 66,7% no decênio.
Em comparação com a evolução da taxa de homicídios entre jovens brancos e negros, a destes últimos atingiu a impressionante marca de 173,6%. “Uma vitimização à beira do genocídio!”, declarou.
Leia o discurso de Rui Falcão, no 3º ConJPT, na íntegra: Discurso – Rui Falcão
Da Redação da Agência PT de Notícias