Fabiano Contarato

Fabiano Contarato foi escolhido no dia 18 de janeiro como o novo líder da bancada do PT no Senado.

Fabiano Contarato nasceu em Nova Venécia, cidade do interior do Espírito Santo, em 20 de junho de 1966. Contarato é o caçula de seis filhos. Atualmente, é casado com Rodrigo Grobério e pai do Gabriel e da Mariana.

Em 1992, passou em primeiro lugar no concurso para delegado da Polícia Civil. Desempenhou a função de delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito por mais de dez anos. Depois, assumiu a direção-geral do Detran-ES. Também foi nomeado corregedor-geral do estado na Secretaria de Controle e Transparência.

O trabalho junto às vítimas de trânsito e suas famílias resultou, no âmbito estadual, por sugestão de Contarato, na Lei 9.689/2011. De acordo com a legislação, anualmente, no primeiro domingo de agosto é comemorado o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito.

Todo ano também é celebrada a missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, no Convento da Penha, em Vila Velha.

Formado pela Universidade de Vila Velha, também desempenha a função de professor de Direito na instituição. Contarato também é pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal e especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em 2018, Fabiano Contarato foi eleito senador pelo estado do Espírito Santo com 1.117.036 votos pelo partido Rede Sustentabilidade. Os compromissos assumidos na campanha foram a luta contra a corrupção, o fim da impunidade, a preservação de vidas no trânsito, a inclusão social e a luta contra toda forma de discriminação.

Já no Senado Federal, Contarato foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e atualmente é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos. O parlamentar também teve uma atuação de destaque na CPI da Covid.

Ele se filiou ao PT em janeiro de 2022.

 

PT Cast