Filippi lidera em Diadema e faz a estrela do PT brilhar com intensidade e força mais uma vez

Ex-prefeito segue como favorito na corrida pelo município que já administrou por três vezes – entre 1993 e 1996 e entre 2001 e 2008. “O povo sabe que nas seis gestões o PT mudou a cara da cidade em favor dos que mais precisam”, destaca o candidato

Divulgação

Nos muitos municípios brasileiros em que o PT tem chance de ganhar as eleições do próximo domingo, a prefeitura de Diadema, na região do Grande ABC em São Paulo, tem um sabor especial, porque foi ali que a legenda conquistou sua primeira administração, logo depois do partido ter sido fundado, em 1980.

Foi em Diadema que o PT conquistou sua primeira prefeitura municipal, em 1982, com a eleição do metalúrgico Gilson Menezes. Agora, a estrela do PT pode voltar a brilhar forte na cidade com José Filippi Júnior, que governou o município por três gestões, entre 1993 e 1996, e entre 2001 e 2008, e pode vir a ganhar a briga no domingo, 15 de novembro, liquidando a disputa ainda no primeiro turno.

Ex-secretário de Obras por dois mandatos e ex-deputado estadual, Filippi lidera as pesquisas eleitorais, com 38%. De acordo com o Ibope, em pesquisa encomendada pelo Diário do Grande ABC, se levados em consideração apenas os votos válidos, quando são excluídos os votos em branco, os nulos e os indecisos, Filippi alcança 47% das citações. A liderança do petista é confortável. Ele está com 20 pontos de dianteira.

“O povo de Diadema sabe que nas seis gestões em que o PT atuou aqui, mudou a cara da cidade em favor dos que mais precisam”, aponta Filippi. Além do PT, o candidato ainda conta com o apoio de outras quatro legendas:  Solidariedade, PL, Avante e Patriota. A candidata a vice-prefeita é do PT: Patty Ferreira (PT).

Atrás de Felippi estão, empatados tecnicamente, o presidente da Câmara de Vereadores, Pretinho do Água Santa (DEM), e Taka Yamauchi (PSD), com 9% cada. Em seguida, o vereador Ricardo Yoshio (PSDB), com 8%. O candidato do PDT, Ronaldo Lacerda, vem em seguida, com 6%. E, atrás, Marcos Michels (PSB) tem 5%. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais.

Filippi lidera a disputa entre todos os estratos sociais medidos pelo Ibioe. Ele tem 38% do eleitorado masculino e o mesmo percentual entre as mulheres. Seu melhor desempenho está entre os mais velhos, entre 45 e 54 anos, e entre os eleitores que têm o ensino fundamental, segmentos em que Filippi marca 45%.

Lula acredita na vitória

O candidato do PT recebeu elogios rasgados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reafirma sua fé na força histórica do partido na cidade e nas realizações dos prefeitos da legenda. “Praticamente tudo que tem em Diadema foi feito pelo PT e pelos seus diversos prefeitos. Mesmo quando Gilson saiu do PT, ele foi bom prefeito em Diadema. Filippi tem todas as condições de rearrumar Diadema”, diz.

Lula acredita que a retomada da força do PT na região do ABC, depois das derrotas de 2016, será um importante sinal de resistência política contra o retrocesso e o atraso nos quais o Brasil mergulhou desde a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. “Estamos disputando as eleições”, disse Lula, em entrevista ao Diário do Grande ABC. “O PT tem bons candidatos, tem boa experiência administrativa e qualquer cidadão de boa-fé que analisar o que acontece em cada cidade e o que era feito nas prefeituras do PT vai perceber com clareza e facilidade que não existe nenhum partido que governa as cidades cuidando do povo como o PT faz”.

Lula avalia que o PT pode fazer a diferença e ajudar a reverter o processo de desemprego que atinge fortemente a região do ABC. “Entre 1989 e 1999, em dez anos de governos tucanos, tivemos no Grande ABC perda de empregos de 360 mil postos de trabalho”, lembrou. “Foi exatamente a partir do meu governo que recuperamos praticamente 187 mil novos empregos da indústria do Grande ABC, formais, de carteira assinada, que foram perdidos outra vez. Agora, temos situação delicada de emprego no Grande ABC”, lamenta.