Floriano Vieira da Silva: O resgate

Temos que reafirmar, junto à sociedade brasileira, a nossa proposta de sociedade igualitária passando pela distribuição de renda, pela democracia participativa

Tribuna de Debates do PT

Ato em Pernambuco pela democracia e contra o golpe Foto: Divulgação/ CUT-PE

Temos que voltar a acreditar em nós mesmos; fazemos isso ou continuaremos com uma auto ilusão. “Nós” aqui, se refere ao conjunto do Partido dos Trabalhadores de norte a sul deste país. Resgatar a credibilidade interna é o pulo para o resgate da credibilidade externa. Já tivemos uma credibilidade externa de 36% da população brasileira. Esse percentual acreditava no PT. Hoje, boa parte dessa fatia da população, está desiludida mas ainda não apontou crença em outra legenda. Ela está à espera da reação interna do PT para voltar a nos prestigiar.

A busca pelo resgate passa também por outro caminho, que é a reafirmação de nossos ideais e clareza nas exposições do que queremos daqui para frente. Temos que reafirmar, junto à sociedade brasileira, a nossa proposta de sociedade igualitária passando pela distribuição de renda, pela democracia participativa, pela autonomia dos movimentos sociais e sindicais e pelo respeito aos movimentos religiosos. Em relação aos movimentos religiosos, seja de que denominação pertença; seja cristão, muçulmano, budista, judeu ou outros de origens africanos, asiáticas e muitos outros, temos que confrontar com os projetos de poder que estão por trás destas ações religiosas. Temos que respeitar os movimentos religiosos e combater os projetos de poder de direita e capitalistas selvagens que se apoderam da crença do povo. Ai inclui Bolsonaro, Malafais, Macedo e outros. Por que faço essa análise? Porque perdemos muito espaços juntos aos movimentos religiosos, por tratarmos todos como sendo farinha de um mesmo saco e não o são.

Quando resgatarmos nossa autoestima como petistas, quando resgatarmos a credibilidade junto à sociedade, quando reafirmarmos nossos ideais de sociedade igualitária, sentiremos orgulho de termos fundado o PT no final da década de setenta e inícios da década de oitenta. Assim a esperança volta a se fortalecer em nós petistas e na sociedade, que tinha esperança no PT.

Por Floriano Vieira da Silva, filiado ao PT em 1980/81, um dos fundadores do PT de Cariacica – ES e membro da direção municipal. Pedagogo e professor de História pela UFES. Pós-graduado em Planejamento Educacional, em Planejamento e Gestão Tributária e em História da Cultura Afro-brasileira, para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast