Focus Brasil #113: Condenados

Edição da revista Focus desta semana repercute primeiras condenações de bolsonaristas que atentaram contra a democracia no 8/1. “Ainda falta julgar quem está por trás de tudo: Bolsonaro”, aponta a reportagem

Marcelo Camargo/Agência Brasil - Site do PT

Leia a nova edição da Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo

As primeiras condenações, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de bolsonaristas que tentaram dar um golpe de Estado no dia 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, estampam reportagem de capa da Focus Brasil, revista da Fundação Perseu Abramo (FPA). “Ainda há de chegar a hora do ex- -presidente Jair Messias Bolsonaro enfrentar as barras do tribunal por seu envolvimento direto nos eventos que abalaram a República e quase soterraram a democracia”, destaca a publicação, cuja reportagem aponta a primeira sessão do julgamento no STF como “histórica”.

“Durante o julgamento, [o ministro Alexandre de] Moraes e outros ministros lembraram que os tumultos de 8 de Janeiro começaram depois que milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro marcharam em Brasília em protesto contra a eleição de Lula. Ao chegar ao centro nervoso da cidade, encontraram o Congresso, o Supremo e o Palácio do Planalto sem proteção e invadiram os edifícios sede dos Três Poderes”, lembra a Focus.

Na seção Carta ao Leitor o diretor da FPA, Alberto Cantalice, trata do retorno da diplomacia altiva e ativa do Brasil no mundo a partir das agendas do presidente Lula nas cúpulas do BRICS e do G20 e agora, na abertura da 78ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. No editorial, Cantalice esboça os principais desafios geopolíticos do Brasil, com Lula à frente da presidência do G20.

“O alargamento do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com a presença de Brasil, Índia, África do Sul e talvez Alemanha e Japão, é uma exigência que ganha adeptos nas academias do mundo todo”, argumenta o diretor. “Não dá mais para que somente cinco nações — EUA, Rússia, China, França e Inglaterra com seu poder de veto — tenham a primazia isoladamente a ao sabor de suas conjuminâncias internas, ditarem a rota a ser seguida pelo mundo”.

Cantalice reafirma também que o combate à pobreza e à fome está no centro da estratégia diplomática do governo Lula. “O tema tem sido uma espécie de “mantra” que o presidente brasileiro traz à baila onde quer que se encontre, no palco dos BRICS, numa passagem por Cuba ou na recente reunião do G20, na Índia”.

A entrevista da semana apresenta aos leitores a candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) à prefeitura de São Paulo. Apoiado pelo PT, Boulos, segundo texto assinado por Bia Abramo e Guto Alves “exibe a invejável disposição de luta de quem começou cedo na militância”.

O candidato se disse animado com a disputa, após uma pesquisa divulgada recentemente o colocar na preferência de 32% dos eleitores paulistanos, que parecem apostar em uma mudança, na visão do deputado. “79 % das pessoas querem um tipo de governo diferente daquele que nós temos hoje no município. A pesquisa também registrou uma aprovação muito forte do presidente Lula na cidade – é preciso lembrar que, assim como Haddad ganhou do Tarcísio na capital em 2022, Lula ganhou do Bolsonaro também”, afirmou o psolista.

A aprovação recorde do governo Lula, registrada pelas pesquisas do Ipespe e do Datafolha também ilustra matéria da revista. “Segundo o Ipespe, 55% aprovam o mandato do presidente, enquanto o Datafolha mostra que 38% têm percepção positiva da sua gestão. E nada menos do que 29% dos brasileiros se dizem petistas”, registra a publicação.

Acesse a edição da Focus na íntegra aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast