Focus Brasil #150 destaca os avanços sociais e econômicos do governo Lula
Revista editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA) mostra, por exemplo, estudo do Ipea sobre a desaceleração da inflação para todas as faixas de renda no país
Publicado em
Com o título “Os números da sorte”, a capa da Focus Brasil #150 destaca os avanços registrados na economia durante o governo Lula e que têm frustrado sucessivamente as previsões pessimistas do mercado.
A revista, que é editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), traz em uma das chamadas da capa os últimos resultados do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, que mostra que a taxa de inflação desacelerou para todas as faixas de renda.
“Nos últimos 12 meses, as famílias pobres tiveram a menor taxa de inflação, de 3,66%, enquanto as de renda alta registraram 4,79%”, diz o texto, que cita também outro bom resultado econômico: “No mercado de trabalho, taxa de desemprego de 7,1% é a menor em dez anos”.
Um dos destaques da edição é um artigo de Alberto Cantalice, diretor de Comunicação da FPA, intitulado “Êxito da economia empareda os adversários do Brasil”, em uma referência aos setores que especulam contra o país visando à multiplicação dos lucros no mercado financeiro.
“O país cresce. Os cortesãos do ‘mercado’, seus bonecos de ventríloquo, insistem em reafirmar ser o Presidente Lula um homem de sorte. Não é sorte. É trabalho. Não custa nada reconhecer”, diz um trecho do artigo, que destaca a atuação da mídia como um dos braços do mercado financeiro.
“A ‘guerra de narrativas’ sobre a validade do Novo Arcabouço Fiscal, sua exequibilidade e sustentabilidade perde força. Disputas de bastidores, especulações e outros artifícios foram usados para enfraquecer a proposta da equipe liderada por Fernando Haddad, porém com um fracasso retumbante”, afirma Cantalice.
Ao mesmo tempo em que ressalta os avanços na economia, o diretor da FPA observa que o cenário poderia ser ainda melhor se o país não enfrentasse a atuação sabotadora do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os patamares escorchantes da taxa básica de juros (Selic), que sufocam a capacidade de investimento das empresas e das três esferas de governo.
“O país ainda segue com juros da dívida pública elevadíssimos. A segunda maior taxa líquida do mundo apesar da inflação controlada e a dívida pública (quando se incluem as reservas cambiais) ser uma das menores entre os grandes países. Apesar de alta”, assinala Cantalice, que também lembra do recente ataque especulativo com a desvalorização do Real visto com inércia pela atual direção do BC. “Foi preciso que o ministro da Fazenda fosse à público e questionasse os ruídos ensurdecedores para que as coisas voltassem à normalidade”, diz o diretor.
A Focus Brasil #150 traz também uma matéria mostrando que, “apesar do rombo fiscal herdado e de todo o trabalho de reconstrução do que foi desmantelado em cada pasta estrutural de equilíbrio social, econômico e fiscal do país, o terceiro governo de Lula segue trabalhando tendo como meta o crescimento com segurança social, o projeto eleito pelo povo em 2022″.
A revista traz ainda matérias que mostram os benefícios das políticas públicas do governo Lula para toda a população, a saída do Brasil do ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas, as conquistas sociais trazidas pela reforma tributária, o recorde de 33 mil inscritos no novo edital do Mais Médicos, um artigo de José Dirceu sobre as oportunidades de investimentos em Inteligência Artificial, entre outros textos.
Leia a edição completa da Focus clicando aqui.
Da Redação