Focus Brasil #162 destaca o PT no segundo turno e o desejo de mudança
Revista editada pela FPA mostra o expressivo crescimento do partido, que conquistou 248 prefeituras no primeiro turno das eleições municipais – foram 183 em 2020 – e a resistência diante da farsa da Lava Jato e do golpe de 2016
Publicado em
A revista Focus Brasil destaca, em sua 162ªedição, o desejo de mudança expressado pelos brasileiros que elegeram 248 prefeitas e prefeitos do PT no primeiro turno das eleições municipais, realizado no domingo (6). O resultado representa um avanço expressivo em relação às 183 prefeituras conquistadas pelo partido em 2020.
A revista da Fundação Perseu Abramo (FPA) ressalta que esse desempenho reflete a resistência e o fortalecimento do PT após o grande desgaste enfrentado diante da farsa da Lava Jato e do golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff em 2016.
Leia mais: Gleisi exalta fortalecimento do PT nas eleições municipais
No segundo turno, o PT disputa prefeituras em 13 municípios, sendo quatro capitais – em Fortaleza, com Evandro Leitão, em Natal, Natália Bonavides, em Porto Alegre, Maria do Rosário, e, em Cuiabá, Lúdio Cabral. Na cidade de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, a ex-prefeita petista Marta Suplicy disputa como vice na chapa do candidato Guilherme Boulos (PSOL).
“PT segue vivo e mais forte: seguiremos nas ruas e nas redes”, diz o título de artigo escrito por Alberto Cantalice, diretor da FPA, um dos destaques desta edição da Focus Brasil #162. “Porém, antes de qualquer balanço crítico e autocrítico temos que concentrar nossas energias nas cidades onde haverá 2º turno. A extrema direita virá com sangue nos olhos. Sua produção de fakes News já ocupa uma escala industrial”, alerta Cantalice, que defende a busca pela “ampliação de alianças com os setores do centro e da direita democrática não comprometida com o reacionarismo da extrema-direita”.
Cresce presença do PT nos legislativos municipais
Outro destaque da revista é o expressivo crescimento do PT nos legislativos municipais. O partido elegeu um total de 3.118 vereadoras e vereadores em todo o Brasil, ou seja, 550 representantes a mais do que nas eleições municipais de 2020, quando foram eleitos 2.668. Nas capitais, o número de petistas subiu de 49 para 61 entre as duas eleições.
Brasil na vanguarda da transição energética
Entre outros textos, a Focus Brasil #162 traz matéria sobre a sanção, pelo presidente Lula, na terça-feira (8), do Projeto de Lei nº 528/2020, que institui o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação, o Programa Nacional de Diesel Verde e o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano – apelidado de combustível do futuro.
Com a sanção, Lula coloca o país na vanguarda da transição energética, fortalecendo a soberania do país e abrindo as portas para a chegada de grandes investimentos. “O Brasil é o país que vai fazer a maior revolução energética do planeta”, disse o presidente. “O Brasil vai sair na frente porque tem vocês, empresários, que têm capacidade de produzir, de pesquisar. A sanção é demonstração de que nenhum de nós tem o direito de continuar não acreditando que esse país pode ser uma grande economia. O que precisa é de governantes à altura das necessidades e aspirações do povo”, prosseguiu.
Cresce otimismo dos MEIs
Na economia, uma matéria mostra que, enquanto o pessimismo bate à porta de alguns analistas econômicos descolados da realidade, o país continua avançando a passos largos. Segundo o mais recente Índice de Confiança do MEI (IC-MEI), divulgado pelo Sebrae, o otimismo entre os pequenos empresários brasileiros está em alta. Conforme o levantamento, que considera os setores de comércio, serviços e indústria, o indicador avançou 4,2 pontos e, quando comparado ao mesmo período de 2023, subiu 2,3 pontos.
Para conferir a íntegra da Focus Brasil #162, clique aqui.
Da Redação