Focus Brasil #92: as novas regras fiscais

Focus Brasil trata das regras fiscais enviadas pelo governo ao Congresso. “A proposta de lei complementar é importante porque vai estabelecer regras para a construção do orçamento”, aponta a revista. Leia

Imagem: reprodução

As novas regras fiscais ganharam reportagem de capa na nova edição da Focus

A nova edição da Focus Brasil, de número 92, já está disponível no site da Fundação Perseu Abramo. Nesta semana, a revista aborda em reportagem de capa as novas regras fiscais enviadas pelo governo ao Congresso e que irão substituir o teto de gastos, permitindo a retomada de investimentos nas área sociais. “A proposta de lei complementar é importante porque vai estabelecer regras para a construção do orçamento, que define quanto o governo pode investir em cada área”, relata a Focus.

O assunto também foi abordado em editorial assinado pelo diretor Alberto Cantalice. “O desafio de superar a muralha imposta aos gastos públicos pelo teto de gastos, cuja aprovação contou com o apoio militante da mídia mainstream, sufocou a economia nacional e legou ao novo governo o pornográfico número de 33 milhões de pessoas passando fome”, escreve Cantalice. “O Novo Arcabouço Fiscal tem que dar certo. E é apostando no seu fracasso que a extrema-direita e os cultuadores da “mão invisível” do mercado irão se movimentar”, alerta.

Na entrevista da semana, a jornalista e pedagoga Lola Aronovich denuncia a existência de uma pandemia de ódio, cultivada pelo bolsonarismo. “O masculinismo sempre esteve muito ligado ao olavismo e, depois, ao bolsonarismo e ao neonazismo também. São todos muito parecidos”, explica Aronovich.

Os aportes feitos pelo Ministério da Educação no ensino superior também ganharam destaque na Focus. “Na quarta-feira, 19, em reunião com reitores de universidades e dirigentes institutos federais, Lula anunciou um acréscimo de R$ 2,44 bilhões no orçamento do Ministério da Educação, que poderão ser usados para custear o funcionamento dos campi e também em obras de infraestrutura”, informa a revista.

A publicação lembra ainda a perda do historiador Boris Fausto. “Intelectual da cepa dos formadores do pensamento brasileiro, Fausto dedicou-se especialmente ao Brasil das décadas de 1920 e 1930, com obras importantes sobre a história política da transição de Velha para a Nova República, a imigração dos séculos 19 e 20 em São Paulo e a gênese do autoritarismo”, destaca a Focus. A revista também publicou um artigo do historiador de 1998 sobre os 30 anos do AI-5, instrumento pelo qual a ditadura endureceu o regime e abriu caminho para mais perseguições e assassinatos de opositores.

Leia a edição completa da revista.

Da Redação, com FPA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast