Focus Brasil nº 87: a nova crise do neoliberalismo

Na nova edição da Focus Brasil, a crise que implode a economia dos EUA e seus riscos para outros países. A falta de regras no sistema financeiro leva dois bancos ao colapso financeiro, destaca a revista. Leia

A nova edição da Focus, 87, já está disponível para leitura (Imagem: Focus)

Já está disponível a nova edição da Focus Brasil, de número 87, editada pela Fundação Perseu Abramo. A revista traz matéria de capa sobre a crise bancária que ameaça a economia dos EUA e, por tabela, eleva riscos de uma contaminação no resto do mundo. “Autoridades dos EUA pedem calma, investidores fogem das ações de bancos menores nas bolsas, enquanto o FED e o BCE repensam a política monetária após o colapso do Silicon Valley Bank e a quebra do Signature”, destaca a Focus.

“Joe Biden corre para salvar o sistema e é criticado. É o fantasma da crise de 2008 que sussurra: o mercado financeiro precisa de normas que impeçam lambanças”, aponta a reportagem da revista.

A Focus também traz uma entrevista com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que relata o quadro de desmantelamento das políticas públicas desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e que foi aprofundado por Jair Bolsonaro. “Estou falando de políticas públicas, do que já tinha sido construído ao longo dos anos, tanto nos 14 anos dos nossos governos, de Lula e Dilma, como antes, com o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres e a luta do movimento de mulheres”, afirma a ministra. “Praticamente tudo foi destruído”.

Ainda na área econômica, os argumentos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para uma queda da taxa de juros. “Diria que tem uma gordura no Brasil que permite a nós, tomando as providências que estão sendo tomadas [pela equipe econômica] e vêm sendo reconhecidas pelo Banco Central nas atas que divulga, penso que temos espaço [para corte de juros] que o mundo não tem”, afirmou o ministro, na semana passada.

Na cultura, a a cobertura da cerimônia do Oscar por Bia Abramo, com destaque para a consagração da cinematografia de origem asiática, e o lançamento de dois livros sobre o poder da desinformação, A Revolução do Metaverso, de Mathew Ball, e A Máquina do Caos, de Max Fisher.

Acesse a revista completa aqui.

Da Redação, com FPA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast