Fórum de Mulheres da Amazônia debate defesa do meio ambiente

Iniciativa da Secretaria Nacional com as Estaduais, movimentos sociais e povos da Amazônia também discutiu medidas de proteção aos direitos das mulheres

Iolane

Fórum de Movimentos de Mulheres da Amazônia

O Fórum de Movimentos de Mulheres da Amazônia, uma iniciativa das secretarias Estaduais e Nacional de Mulheres do PT, movimentos sociais e dos povos da Amazônia, aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de junho, em Manaus, e teve como objetivo o debate em defesa do meio ambiente e das pautas femininas como combate à violência e feminícidio.

A secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, explicou que o intuito do evento foi “rearticular os movimentos e reorganizar a agenda de lutas para fazer os enfrentamentos aos retrocessos que estão acontecendo, porque não está fácil o debate sobre a Amazônia nesse governo que é inimigo das mulheres e é inimigo da Amazônia, então a gente está trabalhando em cima disso”.

Fórum de Movimentos de Mulheres da Amazônia

No encontro foi elaborada a “Carta das Mulheres da Amazônia” que fala da conjuntura política, do modelo de desenvolvimento que as mulheres querem na região, e da defesa permanente pela liberdade do ex-presidente Lula. Uma agenda de lutas também foi aprovada durante o Fórum.

Fórum de Movimentos de Mulheres da Amazônia

Entre as muitas mesas de debate realizadas durante a iniciativa, uma delas focou justamente no Empate das Mulheres da Floresta que “é um movimento histórico da luta de Chico Mendes onde as mulheres sempre estiveram a frente”, afirmou Anne.

Para a secretária, o Fórum teve extrema importância por ter criado espaço para “debater os desafios que estão colocados com essa agenda neoliberal do governo e as perspectivas da nossa vida, dos nossos corpos e da nossa luta na Amazônia”.

O encontro faz parte da agenda de mobilização do Empate dos Povos da Amazônia, uma iniciativa que visa vencer a agenda de retrocessos que o governo Bolsonaro tenta impor à região – embora o protagonismo do Fórum tenha sido voltado para fortalecer o protagonismo das mulheres.

Anne, que nasceu em Manaus e também luta em defesa da causa ambiental, ressalta que esse enfrentamento se faz cada vez mais necessário sob um governo que legitima a destruição do meio ambiente. “Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito negociando muita coisa e uma delas é a Amazônia, para onde ele viaja, oferece a nossa floresta”.

“Foi um encontro carregado de muita energia para resistir no futuro”, finalizou a secretária.

Confira aqui os álbuns de fotos do Fórum de Movimentos de Mulheres da Amazônia

Álbum 1