FPA e SNAI realizam 1ª Oficina Preparatória da Agenda 2020

Nesta quarta-feira (4), a Fundação Perseu Abramo e a Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais promoveram a atividade para discutir a agenda de debates de 2020

Nesta quarta-feira (4), a Fundação Perseu Abramo, com o apoio da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT, promoveu uma oficina para discutir a agenda de debates para o próximo ano eleitoral quando serão realizados os pleitos municipais. As mesas trouxeram dois temas atuais: “Como lidar com os fenômenos políticos que emergem na sociedade e como se comportam os atuais atores políticos” e “Milícias e crime organizado na política”. Além dos palestrantes convidados, o evento contou com a presença de prefeitos, ex-prefeitos e dirigentes do PT.

À Agência PT, os petistas comentaram sobre a oficina e quais serão os próximos passos para a construção da agenda 2020. O ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT-SP), afirmou que o PT tem todas as condições para disputar as eleições municipais do ano que vem. “As eleições municipais de 2020 serão um debate sobre os grandes temas que repercutem sobre a população brasileira neste momento, em que os direitos dos trabalhadores e dos mais pobres estão sendo atacados sob uma linguagem de que estariam sendo defendidos. O PT tem que mostrar que teve os governos mais bem sucedidos nos municípios e que trouxeram uma perspectiva diferente para o povo, tratando dos principais problemas da atualidade, como desemprego, pobreza e violência. Temos todas as condições de fazer uma reversão da situação dos municípios nessas eleições de 2020, ajudando também a fazer uma reversão nessa trágica situação nacional.”

Emídio de Souza (PT-SP), ex-prefeito de Osasco e secretário de Finanças do partido, relembrou o legado do PT e a importância de defender o que foi feito de melhor para o país. “Essa reunião mostra o quanto temos de legado e o quanto temos de capacidade de formular. O PT, depois de 30 anos de administrações, construiu um legado e agora é o momento de defender esse legado. O combate à pobreza, a formulação de políticas públicas, e o povo sabe disso. O desafio é mostrar que esse projeto continua sendo o mais generoso, o mais capaz de apontar novos rumos para nossas cidades, de democratizar a gestão pública e de garantir novas conquistas para nossas comunidades.”

Outro petista que falou sobre o debate da agenda 2020 foi Washington Quaquá, ex-prefeito de Maricá (PT-RJ). “Esse seminário é fundamental para entender as mudanças que estão acontecendo na cabeça do povo brasileiro. Temos que preparar uma agenda contemporânea, que tenha a ver com a saída do Lula da prisão, que tenha a ver com o nosso legado, mas, sobretudo, precisamos condensar um conjunto de propostas pra fazer o modo petista de governar 2.0”, afirmou.

A ex-prefeita de Contagem, Marília Campos (PT-MG) comentou que é o momento do PT se fortalecer para disputar as próximas eleições municipais e obter sucesso. Além disso, também explicou qual é o principal desafio para 2020. “É muito importante para que a gente possa estabelecer um diálogo direto com a população. Para que a gente possa testar essa nova agenda. Queremos cuidar das pessoas, democratizar a relação entra o executivo e a cidade. Esse é o grande desafio.”

Confira o vídeo sobre a Agenda 2020:

Da Redação da Agência PT de Notícias