FPA realiza Conferência Internacional em Defesa da Democracia

Marcado para os dias 10 e 11, evento discutirá ideias para manter a resistência contra possíveis retrocessos e também a luta pela liberdade de Lula

Diante da ameaça de uma série de retrocessos após a eleição de Jair Bolsonaro, a Fundação Perseu Abramo realiza nos dias 10 e 11 de dezembro a Conferência Internacional em Defesa da Democracia.

O objetivo é debater estratégias contra a criminalização dos movimentos populares e sociais e contra o desmonte de políticas de inclusão social, hoje ameaçadas pelo projeto de país que o capitão reformado representa.

As principais discussões da conferência serão levadas ao público por nomes como Celso Amorim, ex-ministro dos governos do PT, a presidenta eleita Dilma Rousseff e lideranças internacionais como Maite Mola, vice-presidenta do Partido da Esquerda Europeia (PIE) e Txema Guijarro, secretário-geral do Grupo Parlamentar do Podemos (Espanha).

O evento também pretende engajar ainda mais pessoas na luta pela liberdade de Lula, mantido como preso político desde o 7 de abril e prova viva dos ataques aos direitos humanos em vigor no Brasil.

Haverá transmissão ao vivo no canal da Fundação Perseu Abramo no Youtube e também na página oficial no Facebook, com tradução simultânea em português, espanhol e francês. Os interessados em participar precisam se inscrever pelo e-mail [email protected] . As vagas são limitadas.

A Conferência Internacional em Defesa da Democracia conta com o apoio do Comitê de Solidariedade Internacional em Defesa de Lula e da Democracia no Brasil e da Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores.

 

Veja a lista de conferencistas confirmados:

Marcio Pochmann, presidente da FPA;
Gleisi Hoffmann, presidenta do PT;
Monica Valente, secretária de Relações Internacionais do PT;
Fernando Haddad, ex-candidato à Presidência da República;
João Pimenta, Euro-deputado pelo Partido Comunista (Portugal);
Maria do Rosário, deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos do Governo Dilma Rousseff;
Nektarios Bougdanis, Departamento Internacional do Syriza, (Grécia);
Artur Henrique, diretor da Fundação Perseu Abramo;
Celso Amorim, presidente do Comitê de Solidariedade Internacional em Defesa de Lula e da Democracia no Brasil, ex-ministro das Relações Exteriores;
Dilma Rousseff, ex-presidenta da República Federativa do Brasil;
Isabel Moreira, Deputada pelo Partido Socialista (Portugal);
Javier Miranda, Presidente da Frente Ampla, Uruguai;
Antonio Lisboa, secretário de Relações Internacionais da CUT;
Giacomo Filibeck, secretário geral do Partido Socialista Europeu (PES);
Javier Miranda, presidente da Frente Ampla (Uruguai);
João Pimenta, euro-deputado pelo Partido Comunista (Portugal);
Jorge Taiana, deputado do Parlasul e ex-chanceler da Argentina;
Maite Mola, vice-presidenta do Partido da Esquerda Europeia (PIE);
Txema Guijarro, secretário-geral do Grupo Parlamentar do Podemos (Espanha);
Rosana Ramos, diretora da Fundação Perseu Abramo.

Ato Internacional Lula Livre

Paralelo à Conferência da Fundação Perseu Abramo, acontece no dia 10 de dezembro o Ato Internacional Lula Livre no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, organizado pelo PT. A data marca os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lançada pela ONU em 1948 com a premissa de preservar liberdades individuais e a convivência pacífica entre os povos  – hoje sob ataque diante da escalada do neofascismo.

A iniciativa pretende ainda lançar ainda mais luz sobre a situação de Lula, ampliando o alcance da denúncia contra as violações aos ex-presidente no Brasil e no mundo. Para a presidenta do PT Gleisi Hoffmann, a defesa da democracia passa necessariamente pela defesa de Lula.

“A liberdade de Lula está ligada à defesa da democracia, por isso este seminário e o ato Lula Livre são importantes para fortalecer nossa luta por Lula e pelos direitos do povo brasileiro”, diz.

Os militantes que compõe a resistência contra os ataques sistemáticos ao ex-presidente devem comparecer em peso. Também participam lideranças políticas nacionais e internacionais, movimentos sociais, artistas, intelectuais.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast