Francimar Melo

(98) 9 9219-5535

Natural do município de Dom Pedro, Francimar Melo iniciou sua trajetória política ainda em sua terra natal, atuando como militante social em zonas rurais e áreas quilombolas, onde assessorava organizações de quebradeiras de côco no âmbito associativista e cooperativista. Já no Partido dos Trabalhadores, exerceu o cargo de presidente do PT de Dom Pedro por dois mandatos, nos períodos de 2005 a 2009 e 2010 a 2013, tornado-se uma liderança na região Central do Estado do Maranhão.

No ano de 2014, atuou como Secretário Estadual de Organização do PT, gestão esta marcada por um processo de reorganização partidária. Também foi Coordenador Estadual do GTE – Grupo de Trabalho Eleitoral. Já em 2016, coordenou a campanha da ex-presidenta Dilma, se tornando peça-chave para as mobilizações regionais. Entre os anos de  2018 e 2020, foi vice-presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Após deixar a MOB, passou a ocupar assessoria especial na Secretaria de Estado de Articulação Política (SECAP).

Posteriormente, já vice-presidente do PT, trabalhou na coordenação executiva da caravana “Lula Livre, Brasil Livre”, uma iniciativa formada pela militância, por dirigentes nacionais e estaduais e demais lideranças, que percorre os municípios do Estado do Maranhão levando informação à população, debatendo a atual conjuntura política e espalhando as propostas do ex-presidente Lula, pré-candidato às eleições de 2022.

Com experiência em articulação e formação políticas e esforços alinhados com os movimentos sociais, como assistência às populações ribeirinhas e projetos comunitários, Francimar Melo chega à direção do PT no Maranhão priorizando o fortalecimento efetivo do Partido em todo o Estado, adotando estratégias que visem a ampliação das bancadas estaduais e federais, bem como discussões sobre a federação e desdobramentos futuros.