Frente ao golpe, deputado petista propõe Semana da Democracia
Deputado distrital, Ricardo Vale (PT-DF) aprovou projeto de lei que cria a Semana da Democracia nas escolas, para discutir o tema com futuras gerações
Publicado em
Em tempos de golpe, o deputado distrital Ricardo Vale (PT-DF) acredita na importância de se falar em democracia com as futuras gerações.
Por isso, apresentou um projeto de lei para instituir a Semana da Democracia nas escolas da rede pública e privada do Distrito Federal. Na última quinta-feira (25), o projeto foi aprovado e transformado em lei pela Câmara Legislativa do DF.
“Em dias de retrocesso e desrespeito à democracia, nada mais simbólico que essa lei se faça valer”, explica o deputado petista.
Outro simbolismo foi a data escolhida para a Semana da Democracia. “Escolhemos a semana do dia 25 de outubro, em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado no dia 25 de outubro de 1975”, conta.
Para Ricardo Vale, a democracia no Brasil “é fruto de uma longa e tormentosa jornada” e a sociedade tem o dever de discutir e debater esse tema.
“Vivenciamos a democracia, mas destoam desse momento pedidos absurdos de retorno à Ditadura Militar, estampados em movimentos que jamais poderiam se manifestar, não fossem as liberdades democráticas”, lembra.
Por isso, segundo ele, “É preciso ter espaços para a cultura da democracia e a troca de ideias dos valores a ela inerentes”. “Nada melhor do que dentro das escolas, para fomentar a defesa da democracia desde cedo”, afirmou.
A lei prevê que na Semana da Democracia aconteçam palestras, seminários, debates e exibição de filmes, sempre relacionados à democracia e aos valores democráticos.
Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias