Frente Parlamentar debate reforma do Ensino Médio
Iniciativa foi lançada pela deputada petista Luizianne Lins (PT-CE). Grupo pretende discutir ações que melhorem a vida dos jovens brasileiros
Publicado em
Lançada na última quinta-feira (5) por iniciativa da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude pretende trazer ao debate a reforma do Ensino Médio.
“É importante repensar o modelo do Ensino Médio no Brasil. Temos investimentos importantes, mas os números de evasão ainda são desafiadores, bem como o descompasso entre idade e série. Qual a carga horária ideal? O que fazer nessa carga horária? Qual o conteúdo a ser trabalhado?”, ressalta a parlamentar.
Luizianne diz que, além da reforma do Ensino Médio, está na pauta para iniciar os trabalhos da Frente a revisão do Plano Nacional de Juventude.
“Em alguns casos, parece que nós ainda temos escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI. Como atingir, então, as reais necessidades dessa nova geração que está aí? São perguntas e desafios importantes que a Frente vai procurar tratar e discutir com os demais parlamentares e com o conjunto da representação da sociedade civil interessada no tema”, explica.
A deputada entende que é preciso fazer discussões que avancem a Educação em em todos os estados brasileiros. “Essa Frente irá repercutir as políticas públicas do ponto de vista do Congresso Nacional, já que vai se tornar uma frente mista. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), membra da comissão vai recolher as assinaturas necessárias no Senado”, destacou.
Também participaram do lançamento da Frente os deputados federais Aliel Machado (PCdoB/PR), vice-presidente da frente; o deputado Reginaldo Lopes (PT/MG); Gabriel Medina, secretário nacional de juventude da Secretaria Geral da Presidência da República; Mirele Cardoso, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE); Angela Guimarães, presidente do Conselho Nacional da juventude; Djair Soares, representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Por Priscylla Damasceno, da Agência PT de Notícias