Geraldo Jr. e Fabya Reis defendem desenvolvimento e sustentabilidade para Salvador

Geraldo Junior foi vereador por quatro mandatos e conseguiu aprovar o Estatuto da Igualdade Racial. Como secretária estadual, Fabya Reis atuou na redução das desigualdades

Divulgação

Geraldo Júnior e Fabya Reis formam o Time do Lula em Salvador

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), é o candidato à prefeitura da capital baiana, em chapa formada com a ex-secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis (PT), candidata a vice-prefeita.

A oficialização da chapa ocorreu no dia 04 de agosto e contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do senador e líder do governo no Senado, Jaques Wagner – ambos ex-governadores por dois mandatos –, e o governador petista Jerônimo Rodrigues, entre outras lideranças do Partido dos Trabalhadores. Dez partidos compõem a coligação “Salvador Pra Toda Gente”: MDB, Podemos, PSB, PSD, Avante, Solidariedade, Agir e a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV).

Geraldo Júnior conta com o apoio de Lula para o pleito e já destacou a importância do apoio do PT para sua candidatura. Ele faz parte de uma aliança política formada com os partidos que o apoiaram nas eleições de 2022, quando obteve sucesso. Geraldo diz que pretende repetir o sucesso que teve nas eleições de 2022, quando foi eleito junto a Jerônimo Rodrigues, em disputa com favoritismo inicial de seu opositor, o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).

Leia maisEleições 2024: Casa 13 traz novidades para atender candidaturas do PT

Geraldo Júnior afirma que tem “intimidade com o povo de Salvador”, relação construída por sua atuação de quatro mandatos como vereador e presidente da Câmara de Vereadores da capital baiana: “conheço de perto a realidade dos bairros e as comunidades desta cidade, e tenho certeza que podemos fazer uma gestão diferente, que transforme de verdade a vida das pessoas”, assegura.

Propostas

Entre as propostas do plano de governo da chapa de Geraldo Júnior e Fabya Reis destacam-se 15 pontos prioritários: construção de novos postos de saúde e contratação de equipes de saúde da família, de saúde bucal e agentes comunitários de saúde; a implantação de policlínicas nos distritos sanitários; ampliação da rede de cuidado psicossocial; reestruturação do modelo de transporte da cidade e valorização na contribuição do transporte alternativo; programa Salvador +Verde que visa a ampliação e recuperação de áreas verdes; revitalizar e requalificar a região central e cidade baixa; Parques da Paz – equipamentos de cultura, lazer e convivência que serão construídos nas comunidades periféricas; ampliação da oferta de escolas de tempo integral e creches; Programa Chega Junto – reforçar o Programa Bolsa Família (PBF) do Governo Federal; Programa Pé-de-meia Municipal – poupança para os estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental; fortalecer o SUAS em Salvador; Programa de Economia Popular de Salvador; Salvador sem Fome, entre outras propostas prioritárias para Salvador.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

O vice-governador da Bahia ressalta ainda: “Trabalhando junto com o presidente Lula e o governador Jerônimo, quero ser prefeito de um projeto inovador para Salvador, que possa transformar o nosso patrimônio histórico, a riqueza cultural e as belezas naturais de Salvador em ativos econômicos e de desenvolvimento sustentável da cidade. Queremos que a riqueza de nossa capital possa chegar a todas as pessoas, reduzindo as desigualdades sociais e econômicas, e gerando oportunidades e prosperidade”.

Geraldo Júnior foi vereador por 4 mandatos

Geraldo Júnior é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pós-graduado em Processo Civil. Geraldinho, como é popularmente conhecido pelos baianos, foi escolhido por aclamação pela base política do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para enfrentar o pleito.

Conheça o time do Lula na Casa 13 clicando aqui.

Antes de assumir o cargo de vice-governador do Estado da Bahia, Geraldo Junior foi vereador de Salvador por quatro mandatos. Entre 2009 e 2012, Geraldinho atuou como um dos líderes de governo e foi eleito, entre seus pares, um dos vereadores mais atuantes de toda a legislatura.

Nas três eleições municipais seguintes, 2012, 2016 e 2020, Geraldo Junior foi eleito com votações cada vez mais expressivas para a Câmara Municipal de Salvador.

Em outubro de 2016, Geraldo Júnior foi o 7º vereador mais votado de Salvador. Em virtude da votação expressiva e da sua atuação política, foi convidado para assumir em 2017 a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer.

Em 2018, como presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Junior criou a Comissão de Legislação Participativa e, em sessão histórica, conseguiu aprovar o Estatuto da Igualdade Racial, que tramitava na Câmara há 13 anos. Ele também conduziu o processo que culminou na regulamentação dos transportes por aplicativos, considerado o maior desafio da carreira de Geraldo.

Em 2022, Geraldo Júnior foi reeleito Presidente da Câmara de Vereadores para o terceiro mandato, no biênio 2023-2024. Todas as suas iniciativas e projetos enquanto vereador refletem um compromisso na promoção e desenvolvimento significativos para a melhoria dos serviços, direitos das pessoas e infraestrutura em Salvador.

Fabya Reis atuou na redução das desigualdades 

Natural de Itamaraju, no extremo-sul baiano, Fabya Reis iniciou sua trajetória política aos 17 anos integrando o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Atuou, durante 13 anos na organização de projetos, assessoria e mobilizações, além da articulação com universidades e outros movimentos sociais.

A candidata à vice-prefeita na chapa também acumula passagens pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) na gestão Jaques Wagner (PT), na Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), dirigindo a pasta até 2022.

Em 2023 assumiu a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), cujo objetivo é a redução das desigualdades e na garantia de direitos, principalmente dos grupos vulnerabilizados. De acordo com a ex-secretária, o Brasil é um dos países mais desiguais do planeta, por isso, defende que o Estado aja para corrigir e enfrentamento às desigualdades: “assistência social é garantia de direito, não caridade ou esmola”.

Fabya Reis graduou-se em administração. É doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mesma instituição onde realizou seu pós-doutorado.

Saiba mais aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast