Gilberto Palmares

Formado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Educação pela Universidade Candido Mendes, o deputado estadual Gilberto Palmares iniciou sua militância política muito jovem. Nascido em Apiacá, Espírito Santo, filho de pai e de mãe dona-de-casa, era garoto quando sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, instalando-se no morro da Formiga, na Tijuca. Envolvido com as causas sociais, começou a atuar na Associação dos Moradores do Morro da Formiga, ajudando na fundação da rádio comunitária e na produção de jornais da comunidade.

Em 1989 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, do qual foi o primeiro presidente estadual eleito pelo voto direto dos filiados, em 2001. Ao final de seu mandato, em 2005, foi eleito para a Direção Nacional do partido. Em 1994 disputou sua primeira eleição. Candidato a deputado federal, obteve mais de 23 mil votos sendo o quinto mais votado do PT/RJ. Em 1996 elegeu-se vereador pela capital.

Em 2002 foi eleito deputado estadual com 49.070 votos. No primeiro mandato assumiu a presidência da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social, foi vice-líder do PT, líder da bancada, vice-corregedor geral da Alerj.

PT Cast