Gleisi: Aeronáutica abriu mão da defesa em troca de negócio bilionário

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, questionou nesta sexta-feira o papel da Aeronáutica na entrega da Embraer para a Boeing

Reprodução

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-RS), usou sua conta no Twitter nesta sexta-feira (24) para questionar o papel da Aeronáutica na venda da Embraer para a Boeing: “O comando da Aeronáutica aprovou entregar a Embraer à Boeing sabendo q o negócio inviabiliza investimentos do Brasil na área de Defesa Aérea. Que tipo de comandante militar abre mão de defender a pátria em favor de um negócio bilionário? A Aeronáutica tem de explicar isso ao país”.

Entenda o caso

Documentos revelados pela imprensa nessa sexta apontam um escândalo de proporções monstruosas, que exige, de imediato, a revogação da autorização do Governo para a venda da Embraer à Boeing.

Os especialistas da Força Aérea Brasileira dizem que o negócio atende, exclusivamente, às necessidade da Boeing, que precisava, para manter sua viabilidade diante da Airbus, que comprou a canadense Bombardier, de jatos de porte médio, entre 100 e 250 passageiros.

O documento revelado diz ainda que, segundo os pareceres da Aeronáutica, a proposta de separar as duas áreas – aviação comercial e defesa – “irá eliminar o processo de investimento público brasileiro na inovação da Embraer Defesa, pois não será coerente investir recursos para novas tecnologias que serão transferidas para a Embraer Comercial”, que passou ao controle da Boeing.

Por Brasil 247

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast