Gleisi: Pelo estado de direito, Moro só pode absolver Lula

Em posse do PT do Ceará, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann declarou que poder Judiciário está tendo atuação política contra Lula e o PT

JV Peixoto

Presidenta Gleisi Hoffmann participa da Posse do diretório estadual do PT Ceará

Estado que deu maior número de votos contrários ao impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff no Congresso Nacional, o Ceará teve uma noite de celebração, nesta quinta-feira (22), com a posse dos diretórios estaduais e municipal do Partido dos Trabalhadores, com a presença da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hofffmann (PT-PR).

Na posse, Gleisi falou do processo de perseguição jurídica e midiática da qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é alvo.

“Lula não teve um dia de descanso dessa mídia golpista. Mesmo com a campanha de ódio, o PT continua aparecendo como o partido de preferência nacional. Que outro partido no Brasil tem essa condição? Isso mostra enraizamento social do nosso partido”, declarou.

A presidenta do PT lamentou que o poder Judiciário atualmente esteja tendo uma atuação política e garantiu que “o juiz Sérgio Moro, pelo estado democrático de direito, observando o devido processo legal, só pode absolver Lula, não pode condená-lo”.

“Mas se acontecer essa condenação, nós temos que gritar em alto e bom som que isso é uma fraude contra a democracia brasileira. Nós não vamos aceitar. Se querem ganhar do PT, se querem ganhar de Lula, arranjem um candidato competitivo e vão disputar o voto na rua com o povo, e não em um golpe desses”, disparou.

Posse do PT Ceará

O presidente eleito do Partido dos Trabalhadores no Ceará, De Assis Diniz, que tomou posse nesta quinta, afirmou que Gleisi será a voz mais firme do cenário nacional.

Gleisi ao lado de De Assis Diniz, Acrísio Sena, deputada José Guimarães e governador Camilo Santana

“Temos a plena certeza que você irá dialogar com a institucionalidade e com as ruas, e não deixará que o PT tenha uma posição à esquerda na rua luta. E nós do Ceará queremos estar ao seu lado para fortalecer o PT com as suas juventudes, na relação com o movimento de mulheres, com os movimentos sociais, e que possamos barrar os retrocessos”, declarou.

Em seu discurso, De Assis Diniz garantiu que o PT está unificado na luta pelas eleições diretas e na construção da campanha para eleger Lula novamente presidente da República.

Também tomou posse o presidente do PT de Fortaleza (CE), Acrísio Sena. Para ele, a posse é “prova inequívoca que o Partido dos Trabalhadores está mais vivo do que nunca”.

“Depois de três quatro anos apanhando nos meios de comunicação, essa militância não se envergou, não se dobrou, e mostrou a sua capacidade guerreira de enfrentar. E a prova mais concreta de tudo isso foi a Greve Geral, para demonstrar a esse País que a luta de classes não acabou”, destacou.

Presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, ao lado dos presidentes do PT Ceará, De Assis Diniz, e do PT Fortaleza, Acrísio Sena

Para ele, a próxima tarefa do PT é construir, para 2018, uma campanha de esquerda, vermelha e militante, para garantir um palanque para a eleição de Lula.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), fez questão de prestigiar a posse do PT no seu estado, destacando o papel do PT no momento da conjuntura política para combater a direita no País.

“Eu fui o primeiro governador do Nordeste a dizer que era contra a reforma da Previdência e a reforma trabalhista. E o estado que deu maior número de votos lá no Congresso contra o impeachment foi o Ceará”.

Estavam presentes à posse do PT Ceará o líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o líder da minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e o senador José Pimentel (PT-CE).

PT está retomando suas bandeiras históricas

A presidenta nacional do PT ainda destacou que o partido tem feito sua autocrítica na prática, retomando suas bandeiras históricas, indo às ruas ao lado dos movimentos sociais e valorizando seu legado para fazer a disputa na sociedade.

“Nós precisamos valorizar as nossas conquistas para fazer disputa com essa direita que está desmontando tudo que nós conquistamos nesse País. É em alto e bom som que o PT tem que falar isso nas ruas, junto com os movimentos sociais. O Congresso Nacional é uma trincheira de luta. Mas nós sabemos que não é a mais importante”, afirmou.

Na sua avaliação, é preciso unificar a esquerda e a centro esquerda com aqueles que têm uma proposta progressista e popular para o Brasil, através de programa que devolva ao País a sua soberania, que regate os direitos das pessoas.

“Temos que sentar para fazer uma grande aliança pelo Brasil. E não tenho dúvidas: a nossa saída é pela esquerda. Estamos agora com uma bandeira que nos une, que é bandeira das eleições diretas já. Precisamos fazer uma grande aliança pelas eleições diretas, do resgate do voto popular, na defesa da nossa democracia”, concluiu.

presidenta Gleisi Hoffmann na plenária das mulheres do PT Ceará

Antes da posse, a presidenta Gleisi esteve no Palácio da Abolição, sede do governo do estado, para encontrar com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Em seguida, participou de uma plenária das mulheres do PT do Ceará, ao lado da secretária de Mulheres do PT, Laisy Moriére.

Veja como foi a posse aqui:

Gleisi Hoffmann, Carlos Zarattini e Deputado José Guimarães participam da posse do diretório estadual do PT Ceará.

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta, 22 de junho de 2017

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast